Saiba o que é a mastite bovina, doença que pode ser causada por pelo menos 100 tipos diferentes de bactérias. Veja também como o tema é abordado em concursos veterinários.

Conceito

Definida como inflamação no tecido da glândula mamária, a mastite bovina, ou mamite, é uma doença que ligada à contaminação por micro-organismos de um ou mais quartos mamários via canal do teto.

O que provoca a mastite bovina?

Diversos fatores podem estar relacionados à doença. A inflamação da glândula mamária pode ser causada por microorganismos (bactérias, vírus, fungos e algas), substâncias químicas ou traumas físicos. Pode se dizer, no entanto, que a causa infecciosa é a mais frequente.

Segundo a Embrapa, a mastite bovina é causada por pelo menos 100 tipos diferentes de bactérias, dentre elas:

  • Staph aureus
  • Strep agalactiae
  • Mycoplasma
  • Corynebacterium bovis
  • Klebsiella sp
  • Strep dysgalactiae
  • Pseudomonas aeruginosa
  • Staph coagulase negativo
  • Candida species
  • E. coli
  • Strep uberis

➡️ Saiba mais: Leite cru: o que define este produto e os riscos do consumo

Tipos de mastite bovina

A mastite bovina pode ser classificada quanto à sua apresentação clínica (mastite clínica ou subclínica) e forma de transmissão do agente etiológico (mastite contagiosa ou  ambiental).

Mastite clínica x mastite subclínica

Os sintomas da mastite bovina clínica incluem inchaço e vermelhidão no úbere e tetos do animal, além de outros sintomas inflamatórios (dor, sensação de calor, etc.). Também é possível observar alterações no comportamento do animal, febre, perda de apetite, diminuição na produção de leite, alterações no leite extraído (mudança na coloração, grumos e coágulos) e, em casos mais graves, o animal pode vir a óbito. A classificação da mastite clínica obedece a três escores, conforme a gravidade da doença:

  • Nível 1: alterações no leite
  • Nível 2: modificações no leite e teto
  • Nível 3: alterações sistêmicas no animal, como dor, febre e falta de apetite etc.

Por sua vez, nos casos de mastite subclínica não são observadas alterações clínicas visíveis no animal doente e no leite extraído dele. Identifica-se apenas o aumento na CSS (Contagem de Células Somáticas).

Embora seus efeitos não sejam visíveis, há prevalência desse tipo da doença. Acredita-se que há de 15 a 40 casos de mastite subclínica para cada 1 caso de mastite clínica.

Mastite contagiosa x mastite ambiental

A disseminação da mastite contagiosa pode ocorrer no momento da ordenha, seja pelo equipamento de ordenha utilizado ou pelas próprias mãos do ordenhador. É causada por microorganismos comuns presentes nas glândulas mamárias ou no restante do corpo do animal.

Na mastite contagiosa identifica-se o aumento na CSS, sendo que a doença pode ou não provocar alterações clínicas no animal doente.

Já os agentes etiológicos causadores da mastite ambiental estão presentes no solo do ambiente de circulação dos animais e até mesmo no esterco, utensílios e água. É possível observar ainda, em ambientes que possuem manejo sanitário adequado, o predomínio de mastite por patógenos ambientais

Embora amplamente utilizados, os termos mastite contagiosa e mastite ambiental podem não traduzir a complexa dinâmica de transmissão da mastite bovina. Por esse motivo, ambos os termos vêm sendo bastante criticados.

Como é feito o diagnóstico da mastite bovina?

Alguns exames podem ser realizados para diagnosticar a doença, dentre eles:

Contagem de células somáticas (CCS)

A Contagem de Células Somáticas é feita em laboratórios especializados em qualidade do leite, credenciados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), por meio de aparelhos eletrônicos. É feita a contagem de células inflamatórias, neutrófilos e células epiteliais em amostras de leite coletadas do tanque resfriador.

Valores de referência

  • CSS igual ou menor que 200.000 células/mL – sadia
  • CSS maior que 200.000 células/mL – mastite subclínica

Califórnia Mastite Teste (CMT)

O CMT detecta a mastite subclínica por meio da contagem indireta de células somáticas. É misturado às amostras de leite um reagente que romperá as membranas das células presentes, desencadeando uma reação química que formará um composto gelatinoso. Quanto mais gelatinoso o composto, maior é a reação.

Resultado da formação gelatinosa

  • Negativo” ou “” – formação de gel ausente
  • Traços” ou “T” – formação de gel leve
  • +” – formação de gel leve/moderada
  • ++” – formação de gel moderada
  • +++” – formação de gel intensa

Resultado da CSS

  • Negativo” ou “” – 0 a 200.000
  • Traços” ou “T” – 200.000 a 400.000
  • +” – 400.000 a 1.200.000
  • ++” – 1.200.000 a 5.000.000
  • +++” – maior que 5.000.000

Teste da caneca de fundo preto

O teste da caneca de fundo preto consiste em retirar os três primeiros jatos de leite de cada teto em um recipiente de fundo preto e observar se há mudança na coloração, grumos ou coágulos. Esse teste é de simples realização, seu custo é baixo e permite a detecção da mastite clínica.

➡️ Você também pode se interessar por: Pasteurização do leite: o que é e qual a importância desse processo

Tratamento da mastite bovina

Primeiramente, para descobrir a causa exata da doença, identifica-se o/os patógenos responsáveis por meio de análises microbiológicas. Assim, obtêm-se resultados mais assertivos, de modo a reduzir custos e riscos de tratamentos pouco eficazes, além da possibilidade de controlar o problema rapidamente. Podem ser utilizados antibióticos e anti-inflamatórios, conforme recomendação profissional.

O manejo sanitário adequado, além de estratégias de tratamento e controle, devem ser adotados na prevenção à doença. O pós-dipping, por exemplo, é uma técnica de prevenção que consiste em desinfectar os tetos após a ordenha, prevenindo a entrada de microrganismos no úbere. A montagem da linha de ordenha também é comumente adotada, em que se define quais animais serão ordenhados primeiro (animais sadios > animais doentes), para garantir a redução não só da transmissão da mastite, mas também da taxa de novas infeccções e dp predomínio da doença no rebanho.

➡️ Leia ainda: Microbiologia: entenda o processo de microbiologia do leite

Prejuízos econômicos

Devido à queda na produção e depreciação da qualidade do leite, a mastite causa grande impacto econômico. O descarte de animais por perda de quartos mamários leva a um maior custo de produção, além dos custos com medicamentos e gastos com despesas técnicas.

Conclusão

A gestão eficiente das propriedades leiteiras visam aumentar o lucro dos produtores, reduzindo os custos e prejuízos econômicos. O objetivo deve ser reduzir o tempo de duração dos casos existentes da doença e prevenir novos casos. Assim, obtêm-se resultados satisfatórios.

Como o tema é abordado em concursos veterinários? Questões para treinar:

(2019 – FUNDEP – Prefeitura Municipal de Uberlândia – Médico Veterinário) A mastite é a inflamação do parênquima da glândula mamária independentemente da causa, caracterizando-se por alterações físicas e químicas do leite, bem como alterações patológicas no tecido mamário. Com relação à mastite, assinale a alternativa incorreta.

a) A mastite bovina é causada por agentes infecciosos diferentes, geralmente classificados em dois grandes grupos, os causadores de mastite contagiosas e os promotores de mastites ambientais. Excluir alternativa

b) Staphylococcus aureus, Streptococcus agalactiae, Corynebacterium bovis e Mycoplasma bovis podem ser microrganismos encontrados nas mamas na mastite bovina. Excluir alternativa

c) A prevalência da infeção aumenta com a idade, e a maior taxa de doença clínica geralmente aparece nos rebanhos com baixa contagem de células somáticas (CCS). Excluir alternativa

d) A função imunológica da glândula mamária fica deprimida no período pós-parto; assim, a incidência de novas infecções intramamárias geralmente é menor durante a fase inicial do período seco e no período periparto.

Gabarito: d)

(2019 – FUNDEP – Prefeitura Municipal de Uberlândia – Médico Veterinário) A febre do leite é uma das doenças metabólicas mais comum em bovinos. Com relação a essa doença, assinale a alternativa correta.

a) A febre do leite ocorre geralmente em vacas jovens na primeira parição. 

b) Sua etiologia está associada à hipercalcemia nas vacas no momento da parição. 

c) Os sinais clínicos são progressivos, podendo apresentar no primeiro estágio perda de apetite, letargia e redução da temperatura retal.

d) A febre do leite promove baixa taxa de mortalidade em vacas leiteiras.

Gabarito: c)