Em Outubro deste ano de 2021, o norovírus voltou a ser um tópico de grandes discussões. Isso porque foi identificado um surto relacionado a este vírus no estado do Rio Grande do Sul, tendo contaminado mais de 2 mil pessoas. Esse vírus é o principal causador da gastroenterite viral, que é uma doença cuja contaminação acontece por água e alimentos contaminados, sendo difícil de ser controlada. 

O Norovírus, assim como outros semelhantes, como o rotavírus, é um assunto extremamente importante para aqueles que trabalham nos setores de inspeção e segurança de alimentos. Por isso, hoje vamos te explicar tudo sobre o norovírus, além de te mostrar como esse assunto cai em concursos. Confira! 

O que é o norovírus? 

O norovírus é um membro da família Caliciviridae. Esses vírus são responsáveis ​​por cerca de 50% dos casos de gastroenterite viral em todo o mundo.

O norovírus é eliminado  nas fezes e no vômito de pessoas e animais infectados. As formas de contaminação são

  • consumo de alimentos contaminados;
  • ingestão de água contaminada;
  • levar a mão suja à boca ou mucosas.

O vírus é altamente resistente à desinfetantes e podem sobreviver a altas e baixas temperaturas, o que dificulta a sua eliminação.

Os norovírus sofrem alterações genéticas continuamente. Por esse motivo, os humanos tendem a desenvolver uma infecção por norovírus mais de uma vez durante sua vida, embora os sintomas sejam geralmente menos graves a cada vez.

Fatores de risco

Os seguintes fatores de risco podem aumentar a probabilidade de uma pessoa se infectar e desenvolver complicações com o norovírus:

  • ter um sistema imunológico enfraquecido, por exemplo, pessoas que se submeteram a um transplante de órgão e indivíduos que vivem com HIV;
  • morar em uma casa cujos membros não observam corretamente as práticas de higiene alimentar;
  • morar com uma criança que frequenta uma creche ou pré-escola;
  • ficar em um hotel, navio de cruzeiro ou resort de férias onde muitas pessoas se reúnem;
  • morar em uma comunidade fechada ou semifechada, como uma casa de repouso, hospital ou centro de aposentadoria.

Após uma infecção por norovírus, as pessoas têm imunidade temporária contra novas infecções, embora isso geralmente dure apenas cerca de 2 a 3 anos.

Como ocorre a transmissão do norovírus

Estima-se que os norovírus causem 60% de todos os casos de gastroenterite aguda de patógenos conhecidos. Patógenos são qualquer coisa que possa causar doenças, como bactérias ou vírus. A transmissão do norovírus é fácil, pois basta uma pequena quantidade do agentepara causar uma infecção.

Com um curto período de incubação, você pode espalhar antes mesmo de saber que está doente. E você pode ser contagioso por alguns dias a alguns meses após o desaparecimento dos sintomas. Se você tiver outros problemas de saúde, pode ser contagioso por ainda mais tempo.

A principal forma de disseminação do norovírus é a via fecal-oral, mas também pode se espalhar por meio de gotículas de vômito. Isso pode ocorrer após o contato pessoal, como quando você aperta a mão. Se você não lavar bem as mãos, basta um toque na boca. Ele pode se espalhar rapidamente em um ambiente hospitalar, por exemplo.

A transmissão também pode ocorrer indiretamente, como quando alimentos, água ou superfícies são contaminados. Apenas tocar em uma maçaneta ou celular infectado pode iniciar a reação em cadeia. Quando alguém vomita, o vírus pode se espalhar pelo ar; portanto, se entrar na boca, pode terminar no trato intestinal, causando a infecção. Assim, ele é facilmente capaz de ocasionar surtos alimentares. 

Como prevenir o norovírus 

A melhor maneira de prevenir a disseminação de norovírus de origem alimentar é praticar o manuseio adequado dos alimentos. Uma boa higiene das mãos e limpeza dos alimentos são importantes para prevenir a transmissão do norovírus.

Norovírus pode suportar temperaturas de congelamento, bem como aquelas tão altas quanto 60 °C. Algumas pessoas podem até desenvolver uma infecção após comer marisco cozido no vapor, o que é muito comum, principalmente fora do Brasil. Os norovírus também podem sobreviver em até 10 partes por milhão de cloro, níveis muito mais altos do que os disponíveis nos sistemas públicos de tratamento de água atuais.

Apesar dessas características de sobrevivência, os especialistas dizem que medidas relativamente simples de higiene pessoal e alimentar podem reduzir significativamente a transmissão alimentar do norovírus.

Práticas recomendadas

As etapas a seguir podem reduzir o risco de infecção por norovírus em uma pessoa:

  • Lavagem das mãos: lavar as mãos frequentemente e cuidadosamente com sabão e água morna pode reduzir o risco de infecção, especialmente depois de ir ao banheiro ou trocar fraldas e antes de preparar as refeições.
  • Limpeza de superfícies: as pessoas devem limpar preferencialmente com um produto de limpeza doméstico à base de lixívia. Quando possível, eles devem deixar a água sanitária na superfície por cerca de 10 minutos. Pessoas com norovírus podem frequentemente vomitar violentamente, sem aviso prévio. Eles devem limpar todas as superfícies próximas ao vômito imediata e completamente, pois o vômito pode ser infeccioso.
  • Evitando alimentos de risco: as pessoas devem tentar evitar mariscos que possam ter vindo de águas contaminadas. Eles também devem descartar todos os alimentos que uma pessoa com norovírus possa ter preparado. As pessoas devem lavar e esfregar bem todas as frutas e vegetais.
  • Remoção de fezes infectadas e vômito: as pessoas precisam se certificar de que vão dar descarga e limpar a área do banheiro ao redor imediatamente com um limpador doméstico à base de alvejante.
  • Lavagem de roupas e roupas de cama: se esses itens puderem ter sido contaminados, as pessoas devem lavá-los com água quente e sabão.
  • Manter o assento do vaso sanitário abaixado: ao dar descarga, as pessoas devem manter o assento do vaso sanitário abaixado para evitar que micróbios infecciosos entrem no ar.
  • Ficar em casa: evitar o contato público pode reduzir a propagação do norovírus. Este conselho é particularmente relevante para pessoas que têm norovírus e trabalham em uma função que exige que manuseiem alimentos.
  • Uso de toalhas descartáveis: indivíduos especialmente vulneráveis ​​à infecção, como os que cuidam de uma pessoa infectada, devem usar toalhas de papel descartáveis ​​em vez de toalhas de pano para secar as mãos. O vírus pode sobreviver por algum tempo em objetos.
  • Cuidado na hora de viajar: quem viaja para um local com sistema de saneamento menos desenvolvido deve usar apenas água mineral, inclusive para escovar os dentes. Também é aconselhável evitar bufês e alimentos crus.

Hospitais e outras instalações de saúde também têm um papel a desempenhar na prevenção da transmissão. Assim, eles devem se concentrar em métodos para limitar a propagação do vírus, como isolar pessoas com a infecção.

Norovírus: sintomas e tratamento 

Normalmente, o primeiro sintoma do norovírus é a náusea. Outros sintomas comuns incluem:

  • vômito;
  • dor de estômago;
  • cólicas abdominais;
  • diarreia aquosa ou solta;
  • sentindo-se indisposto e letárgico;
  • febre e calafrios, que geralmente são leves;
  • dores no corpo;
  • dores de cabeça.

Durante o breve período em que os sintomas estão presentes, as pessoas podem sentir-se muito mal e vomitar muitas vezes ao dia, muitas vezes de forma violenta e sem aviso.

Os sinais e sintomas geralmente duram de 1 a 3 dias e aparecem entre 12 e 48 horas após a infecção inicial. Em alguns casos, a diarreia pode durar mais de 3 dias.

É importante observar que, uma vez que os sintomas tenham desaparecido, o vírus ainda pode se espalhar por 2 semanas. Além disso, podem ocorrer eventuais episódios de vômito. 

Tratamento

Não existe terapia específica para gastroenterite noroviral. Em vez disso, os médicos procuram prevenir a desidratação e controlar os sintomas.

O jejum não vai acelerar a recuperação. Pessoas com norovírus devem comer uma dieta leve composta de alimentos de fácil digestão, como arroz, pão, sopas e massas. Bebês com norovírus devem continuar a seguir sua dieta regular.

A pessoa precisará garantir que eles reponham os fluidos perdidos por meio de vômitos ou diarreia. A reposição de líquidos em crianças muito pequenas e adultos mais velhos é especialmente importante, pois as pessoas nessas faixas etárias são particularmente suscetíveis à desidratação, que surge muito rapidamente. Além disso, é muito benéfico tomar fluidos de reidratação oral. 

A desidratação pode ser repentina e, para algumas pessoas, pode ser fatal. Pessoas com desidratação que não conseguem beber líquidos suficientes podem precisar receber líquidos por via intravenosa.

Norovírus em concursos 

Como dissemos no início deste conteúdo, o norovírus é um tema presente em questões de concursos. Vamos ver alguns exemplos e começar a treinar os conhecimentos adquiridos aqui?

VUNESP – 2019 – Prefeitura de Cerquilho – SP – Enfermeiro II

A Unidade de Pronto Atendimento registrou, nas duas últimas semanas, um surto de gastrenterites causadas por Norovírus. Conhecendo a forma de propagação desse vírus não envelopado, a enfermeira responsável técnica da unidade deve solicitar ao serviço de limpeza e manutenção da área física que as superfícies de macas, bancadas, mobiliário das áreas de atendimento, além de pias e sanitários utilizados pelos pacientes sejam, pelo menos três vezes ao dia,

  1. esterilizados com álcool etílico 70%.
  2. limpos com água e sabão neutro.
  3. higienizados com pano umedecido.
  4. desinfetados com hipoclorito de sódio a 1%.
  5. descontaminados com detergente enzimático.

Gabarito: letra D

Instituto Excelência – 2019 – Prefeitura de Rio Novo – MG – Nutricionista

No Brasil, a maioria das doenças transmitidas por alimentos são causadas por bactérias (principalmente por Salmonella, Escherichia coli e Staphylococcus). No entanto, há também surtos de doenças transmitidas por alimentos (DTA) causados por vírus (rotavírus e norovírus) e, em menor proporção, por substâncias químicas. São um dos principais causadores das doenças transmitidas por alimentos EXCETO:

  1. Salmonella.
  2. Escherichia coli.
  3. Bacillus cereus.
  4. Nenhuma das alternativas.

Gabarito: letra D

Quer continuar aprendendo? Leia também Hantavirose: quais as causas sintomas e tratamento