O texto de hoje é para você, engenheiro de alimentos recém-formado ou que deseja mudar de área. Venha conhecer o papel do engenheiro de alimentos na indústria: o mercado, a profissão e a perspectiva para o futuro.

O mercado

No Brasil, o mercado de trabalho na indústria de alimentos é muito promissor e oferece várias oportunidades nas mais diversas carreiras, já que o setor, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA), fechou 2018 com um aumento de 2,08% em faturamento e gerou 13 mil novos postos de trabalho, mantendo-se como o maior gerador de empregos diretos do país.

A profissão de engenheiro de alimentos

O curso de engenharia de alimentos é uma graduação de nível superior com duração de 5 anos e com titulação de bacharelado. 

A engenharia de alimentos é um segmento da engenharia, e a regulamentação da função de engenheiro de alimentos é dada pela Resolução n° 218, de 29 de junho de 1973 do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CONFEA)

Dessa forma, o engenheiro de alimentos está apto para atuar em todas as etapas do processo de fabricação e conservação de alimentos, mas também no desenvolvimento de técnicas, maquinários e software e na definição de métodos de tratamentos de resíduos, entre outras atividades.

Portanto, o profissional formado em engenharia de alimentos pode atuar nas seguintes instituições:

  • Indústrias de alimentos e bebidas em geral;
  • Indústrias de insumos (por exemplo, indústrias de matérias-primas, de equipamentos, de embalagens e de aditivos);
  • empresas de comércio de alimentos (atacadistas e varejistas);
  • empresas de serviços (atuando como auditor ou consultor);
  • órgãos e instituições públicas (ANVISA, por exemplo).

Enfatizando especificamente a função do engenheiro de alimentos na indústria de alimentos, este profissional trabalha nos setores de:

Marketing e vendas

O engenheiro de alimentos pode atuar na venda dos itens produzidos pela indústria e também na elaboração de estratégias de marketing, a fim de aumentar o lucro da empresa.

Além disso, nesse setor, o engenheiro de alimentos é responsável pela comercialização de matérias-primas, ingredientes, insumos e equipamentos.

Controle de qualidade

Atua visando a garantia da qualidade do produto acabado, determinando padrões e procedimentos operacionais para os processos, planejando e implementando estruturas para análises e monitoramento destes processos e treinando os colaboradores em relação à segurança dos alimentos.

Pesquisa e desenvolvimento

Neste setor, esse profissional fica responsável por buscar melhorias, criar e aperfeiçoar os produtos de acordo com as necessidades do mercado.

Automação de processos

O engenheiro de alimentos pode atuar planejando e implantando linhas automatizadas de produção.

Planejamento e produção

Sua função é planejar e implantar instalações industriais, desenvolver e aprimorar os processos de produção, fazer a seleção de máquinas e equipamentos fabris, planejar e supervisionar as operações industriais.

Tratamento de resíduos

O engenheiro de alimentos também é responsável por definir os métodos de descarte, de reciclagem e possível reaproveitamento de resíduos da indústria alimentícia, protegendo o meio ambiente e visando à sustentabilidade.

O futuro para os Engenheiros de Alimentos

A indústria de alimentos representa um mercado de trabalho aquecido mesmo em épocas de recessão econômica, pois comer e beber é uma necessidade básica do ser humano.

Atualmente o campo de atuação do engenheiro de alimentos na indústria está em expansão especialmente devido à crescente demanda por alimentos mais saudáveis, mas que ao mesmo sejam práticos.

Assim, como vimos, o profissional que trabalha ou deseja trabalhar na indústria de alimentos deve possuir algumas habilidades, como responsabilidade, interesse pela área de tecnologia, dinamismo e organização. Além disso, é muito importante estar constantemente atualizado, sempre buscando por inovações.

Especialização que destaca no mercado

Leia ainda: Crescimento da Indústria de Alimentos: Impacto na Economia e na Geração De Empregos

Autoria da redatora do Ifope:
Larissa Iyomasa