O Plano de Qualificação de Fornecedores de Leite – PQFL é uma ferramenta de controle elaborada pela indústria para auxiliá-la no desenvolvimento dos seus fornecedores de leite.

Nele é definida a política do laticínio em relação aos seus fornecedores de leite, contemplando a assistência técnica e gerencial, bem como a capacitação dos produtores, com foco em gestão da propriedade e implementação das boas práticas agropecuárias (BPA).

As vantagens do Plano de Qualificação de Fornecedores de Leite

O PQFL é um processo contínuo e evolutivo onde os esforços devem ser no sentido de qualificar os fornecedores, aprimorando as BPA’s, tendo como referência dados estatísticos de controle da matéria-prima, dos índices de produtividade, da rentabilidade, dentre outros parâmetros, além dos relatórios de auditorias realizadas.

A Instrução Normativa nº 77 de 26 de novembro de 2018 tornou obrigatória a descrição e implantação do Plano de Qualificação de Fornecedores de Leite.

A obrigatoriedade de qualificação de fornecedores não deve ser vista como mais um documento exigido pelo MAPA, mas sim como uma grande oportunidade para que laticínios melhorem a produtividade e o rendimento de seus processos e produtos. Além de promover o estímulo a uma pecuária mais profissional, por parte dos produtores rurais, o que resultará em melhoria da produtividade, qualidade e consequentemente da competitividade no setor.

O PQFL tem como objetivo aproximar produtores e indústria, visando maior desenvolvimento para o setor produtivo e segurança dos consumidores.

O Plano de Qualificação de Fornecedores de Leite traz como vantagens para a indústria uma melhoria na qualidade da matéria-prima, rendimento industrial, regularidade no fornecimento, além da fidelização do produtor.

Leia também: Principais doenças transmitidas por leite e suas implicações na saúde pública

Plano de Qualificação de Fornecedores de Leite e a fidelização do produtor

Vale chamar atenção ao último ponto mencionado: a fidelização do produtor.

Evitar a troca constante de fornecedores de forma desnecessária (claro que não estamos falando aqui de casos extremos. A troca de fornecedores em alguns casos realmente é válida) gera uma redução de custos.

A troca de fornecedores envolve um alto custo e retrabalho, pois é necessário a reposição do volume perdido, replanejamento de toda a logística, além de ser necessário reavaliar pontos como qualidade do leite, risco ambiental, risco trabalhista e bem-estar animal no novo fornecedor.

As vantagens do plano para o produtor estão relacionadas com o aumento da produtividade, agregação de valor, rentabilidade e sustentabilidade.

Não podemos deixar de mencionar também os benefícios mútuos, para ambos os lados!

A implantação do Plano de Qualificação de Fornecedores de Leite promove a valorização do relacionamento entre fornecedor e indústria através da redução da barreira hierárquica e aumento da transparência entre as partes (o produtor passa a ter a liberdade de expor suas dificuldades para que a indústria auxilie e o capacite, assim como a indústria possui a liberdade de expor para o produtor suas demandas).

Passo a Passo para elaboração e implantação do Plano de Qualificação de Fornecedores de Leite

Agora que já sabemos do que se trata o PQFL, a legislação pertinente, seus objetivos e vantagens para o produtor e estabelecimento, vamos agora entender melhor como desenvolver e implantar esse plano!

Para elaborar e colocar em prática o PQFL, alguns passos devem ser seguidos. Vamos entender sobre cada um deles!

Identificação do estabelecimento

Na estrutura do Plano de Qualificação de Fornecedores de Leite devem estar descritas informações como:

  • nome;
  • CNPJ;
  • esfera de inspeção;
  • UF de registro do estabelecimento no serviço de inspeção;
  • número de registro;
  • endereço;
  • telefone;
  • e-mail
  • responsável pelo plano;
  • e volume de leite captado.

Diagnóstico da situação atual

O segundo passo é realização do diagnóstico da situação atual de cada um dos fornecedores.

Devem ser avaliados:

  • a origem dos animais;
  • tipo de ordenha;
  • produtividade;
  • nível tecnológico;
  • nível de treinamento dos colaboradores;
  • situação das BPA’s (Boas Práticas Agropecuárias);
  • entre outros pontos que forem considerados pertinentes.

Descrição do diagnóstico atual

Após a finalização do diagnóstico, deve-se descrever a situação e condições de trabalho do fornecedor.

Nessa descrição é importante deixar claro também como foi realizada a pesquisa (Entrevistas, reuniões, quantas visitas
foram realizadas), etapas propostas e o cronograma de atividades.

Classificação dos fornecedores em categorias

Os fornecedores devem ser categorizados de acordo com o perfil, estágio de BPA’s ou outro parâmetro, desde que
justificado.

A categorização deve fazer com que cada grupo de fornecedores seja o mais homogêneo possível com relação aos parâmetros a serem melhorados para que as ações sejam específicas para aquela categoria.

Definição do tipo de ação/metodologia para cada categoria de fornecedor

Para cada categoria de fornecedores, o estabelecimento deve definir as ações a serem tomadas.

Essas ações devem ser específicas para cada categoria.

Dessa forma, a empresa pode treinar uma equipe para cada categoria de produtor para atender às especificidades. Para cada ação, deve ser descrita a metodologia a ser utilizada e os seus indicadores.

Avaliação das ações

Deve ser realizada uma análise crítica dos resultados da execução das ações, definição das ações corretivas ou medidas de melhorias, se for o caso e registros das ações corretivas.

Auditorias internas

Os estabelecimentos devem incluir o PQFL procedimentos de auditorias internas, que devem ser realizadas anualmente com o objetivo de avaliar a execução do plano, fazer ajustes e reclassificação dos fornecedores.

Documentação

As ações desenvolvidas devem ser registradas em documentos auditáveis que deverão ficar arquivados por 12 meses.

MAPA: Plano de Qualificação de Fornecedores de Leite

Não deixe de conferir o Guia Orientativo para Elaboração do PQFL e outros documentos de apoio disponibilizados no site do MAPA clicando aqui.

Você pode se interessar também por este e-book gratuito: Como Implantar um Programa de Qualificação de Fornecedores na Indústria de Alimentos