Ter um processo de nutrição adequado, bem monitorado e meticulosamente planejado é essencial se você deseja obter melhores resultados em atividades agropecuárias. Isso por que a alimentação do animal influencia diretamente na sua saúde e bem-estar. Assim, está diretamente relacionada à qualidade da carne. 

Nesse sentido, a silagem surge como uma técnica de armazenamento da forragem para que ela não perca tanto do seu valor nutricional e para que o gado sempre tenha alimento disponível, independente da época. Vamos entender um pouco mais sobre a silagem, para que ela serve e como ela é feita? Continue conosco e boa leitura! 

O que é silagem? 

Silagem nada mais é do que o nome dado a uma técnica específica de armazenamento da forragem. É um método usado para preservar o pasto para o gado comer mais tarde, quando o pasto natural não é bom o suficiente para a nutrição dos animais, como na estação seca.

As gramíneas são cortadas e depois fermentadas para manter o máximo de nutrientes (como açúcares e proteínas) possível. Assim, a fermentação é realizada por organismos microscópicos que vivem na grama.

O processo deve ser realizado em condições ácidas (cerca de pH 4-5) para manter os nutrientes e fornecer uma forma de alimento que seja atrativo para o gado. A fermentação em pH mais alto resulta em silagem com sabor ruim e menor quantidade de açúcares e proteínas. Assim, além de diminuir a capacidade nutricional, pode ser rejeitado pelos animais. 

Para que serve e como é feita

Bem, como já comentamos, a silagem serve para manter a capacidade nutricional das forragens por mais tempo, garantindo alimentação apropriada para o gado, independente de fatores externos. Confira agora as etapas da silagem! 

  1. Preparando a grama

Em primeiro lugar, o pasto deve ser cortado quando as gramíneas contêm seus níveis mais altos de nutrientes. Isso geralmente ocorre pouco antes de estarem totalmente maduros. Isso é importante porque todas as formas de capim preservado, como feno e silagem, terão quantidades menores de nutrientes do que pastagem fresca, então tudo deve ser feito para que o produto final seja o mais nutritivo possível.

  1. Redução da umidade

A grama pode murchar no campo por algumas horas para reduzir o teor de umidade para cerca de 60-75%. Este nível de umidade permitirá uma fermentação ideal. Se a grama for deixada de fora por mais tempo, pode ficar muito seca ou chover – e ambos reduzirão a fermentação adequada. Além disso, quanto mais tempo a grama é deixada sem corte, maior a perda de nutrientes.

  1. Fermentação

A grama é cortada em pedaços ainda menores e depois compactada para extrair o máximo de oxigênio possível (isso é importante porque os microorganismos, chamados bactérias do ácido lático, são necessários para realizar a fermentação como viver em ambientes livres de oxigênio). Se a silagem for armazenada empilhada em um poço grande, tratores e outras máquinas são geralmente conduzidos sobre a pilha de grama até que ela fique firme. Se a silagem for armazenada em fardos, as máquinas de enfardamento compactarão a grama enquanto trabalham.

  1. Selagem da grama 

O próximo passo é selar a grama compactada com plástico para manter o oxigênio fora. Os montes de silagem são cobertos com enormes folhas de polietileno (plástico) e pesados ​​(geralmente com pneus velhos) para garantir a compactação máxima; os fardos são cobertos com um envoltório de plástico.

  1. Atenção ao oxigênio

Remover e manter o oxigênio do lado de fora é uma parte fundamental da produção de silagem. Isso ocorre porque a fermentação tem que acontecer em condições anaeróbicas (sem oxigênio), ou o tipo correto de microorganismos não crescerá.

Enquanto o oxigênio permanece, as enzimas das plantas e outras bactérias e microorganismos reagem com os açúcares e proteínas da planta para produzir energia, reduzindo as quantidades desses nutrientes na grama.

Uma vez que todo o oxigênio é usado, as bactérias do ácido lático começam a se multiplicar. São bactérias necessárias para fazer a silagem e transformam os açúcares da planta em ácido lático. Isso faz com que o pH caia (a mistura porque mais ácida). Uma vez que o pH está em torno de 4-5, os açúcares param de quebrar e a grama é preservada até que a silagem seja aberta e exposta ao oxigênio.

Se o pH não for baixo o suficiente, um tipo diferente de bactéria começará a fermentar a silagem, produzindo subprodutos (como amônia) que têm um gosto ruim para o gado. 

Tipos de silo 

Existem diferentes formas de armazenar o produto da silagem. Para esse reservatório, é dado o nome de silos. Vamos conhecer agora os principais tipos de silo encontrados no mercado? 

  • Trincheira: é o tipo de silo mais utilizado no Brasil atualmente. São realmente trincheiras no solo que se diferenciam pela construção simples e barata, apesar de dificultar a compactação e contar com a superfície exposta. 
  • Superfície: consiste em armazenar na superfície mesmo, apenas com uma preparação do solo para receber o peso. Não possui apoios laterais e apresenta baixo custo, além de se diferenciar pela versatilidade: pode ser construído em qualquer lugar. 
  • Bolsas: é o tipo de silo de armazenamento em grandes sacos. Aqui, o ponto mais vantajoso é a excelente vedação. No entanto, é um processo mais custoso e não pode ser construído em qualquer local, visto que é muito volumoso. 
  • Aéreo: o tipo de silo aéreo é bem comum nas paisagens de interiores de Minas Gerais e São Paulo: são grandes cilindros que contam com uma alta capacidade de armazenamento. As perdas são mínimas, mas apresentam alto custo. 
  • Cisterna: esse é o tipo de silo referente aos poços. Ele se destaca pela facilidade no carregamento e compactação e é menos custoso que as opções anteriores. No entanto, a descarga é mais complicada e sua capacidade está limitada aos 7 metros de profundidade. 

Silagem em concursos

Como você pode perceber, a silagem é um assunto essencial de ser amplamente compreendido quando se trata de trabalhos agropecuários. Por esse motivo, ela é muito cobrada em concursos do setor. Vamos ver alguns exemplos e começar a treinar os conhecimento adquiridos aqui? 

FUNRIO – 2015 – UFRB – Técnico em Agropecuária

A produção de silagem ou ensilagem, é uma prática que tem como objetivo a conservação das forragens por meio de processo de fermentação anaeróbica. Os aditivos utilizados na ensilagem influenciam o processo fermentativo e tem como finalidade:

  1. Reduzir o teor de água das forrageiras e como consequência aumentar o teor de proteína bruta, de fibra bruta e minerais da forrageira utilizada.
  2. Reduzir as perdas de matéria seca, aumentar a concentração de ácido butírico e aumentar pH final da silagem.
  3. Reduzir perdas de matéria orgânica, aumentar a produção de ácido lático e diminuir a densidade das partículas do material.
  4. Elevar a produção de ácido lático, reduzir o valor do pH e aumentar a densidade das partículas do material utilizado.
  5. Elevar a produção de ácido lático, reduzir as perdas de matéria seca e manter o valor de pH final baixo.

Gabarito: letra E

IF-PA – 2016 – IF-PA – Zootecnista

A silagem é uma forma de conservação de forragens que visa à alimentação dos animais no período de estiagem. Sobre os fatores que influenciam a produção de silagem, é CORRETO afirmar.

  1. O teor de matéria seca da planta é um importante fator determinante do tipo de fermentação no processo de ensilagem. Silagens que apresentam umidade muito alta têm uma série de desvantagens, entre ela a perda de nutrientes de alta digestibilidade.
  2. O valor final do pH é mais importante do que a velocidade com que ocorre a queda desse pH, pois indica o tempo de preservação que a silagem ficará armazenada.
  3. A produção de ácido butírico é fundamental para a redução do pH e inibição do crescimento de bactérias indesejadas.
  4. Altos teores de nitrogênio amoniacal são desejáveis para silagens (valores superiores a 15% do nitrogênio total), pois fornecem boa fonte de nitrogênio não proteico para o animal.
  5. A quantidade de carboidratos solúveis não deve ser superior a 5%, pois estimulam o crescimento de microrganismos indesejáveis.

Gabarito: letra A

Se você gostou desse conteúdo, talvez você também queira saber mais sobre Análise de solo: o que é, importância, tipos e como fazer

Quer se preparar para concursos com um material de qualidade, equipe especializada e apoio próximo de profissionais que já trabalham na área? Venha conhecer o cursos preparátórios do Ifope! São diversas opções que se encaixam no seu cenário, seja qual for o seu cargo almejado!
E se você quiser se tornar uma referência no seu setor de atuação, o Ifope também te ajuda! São diversas pós-graduações certificadas pelo MEC que te ajudarão a se destacar no mercado e traçar o caminho de sucesso da sua carreira.