A carga de estudo para concursos costuma ser extensa e pode ser difícil de assimilar, dependendo do conteúdo e do grau de complexidade da prova. Isso sem contar a necessidade de se manter sempre atualizado. 

Portanto, ter organização, foco e disciplina é fundamental para fazer uma prova com mais segurança e tranquilidade. Para isso, você pode contar com técnicas de estudo para concurso a fim de otimizar resultados, evitando distrações e tornando o processo de aprendizagem muito mais eficiente.

Neste artigo, listamos 10 métodos infalíveis de estudo para concursos. Ao finalizar a leitura, você encontrará quais são os tipos de estudos perfeitos para a sua rotina. Continue conosco!

1) Técnica de Pomodoro 

A técnica de Pomodoro é um ótimo método para manter sua atenção. Pomodoro em italiano significa tomate, por isso  a técnica faz referência a um famoso cronômetro gastronômico em formato de tomate. 

O método consiste em fazer pequenas pausas depois de um período de atenção plena nos estudos. O período mais utilizado é de 25 minutos de estudo com pausas de 10 minutos entre cada ciclo. No entanto, o estudante pode adaptar a duração pelo período que corresponde a sua rotina. 

2) Mapas mentais

Os mapas mentais são perfeitos para pessoas com boa memória fotográfica. Esse método consiste em resumir o conteúdo em diagramas compostos de formas geométricas, setas e outros ícones interessantes a fim de proporcionar uma visão lógica do conteúdo como um todo. 

Nessa técnica é possível utilizar cores e formas para tornar o conteúdo atraente e organizado. Logo, quanto mais criativo você for na construção de um mapa mental, mais rápido irá assimilar o conteúdo. Essa técnica é perfeita para concursos veterinários, uma vez que pode ser utilizada em disciplinas que exigem uma grande memória visual, como anatomia. 

3) Resumos

Os resumos são uma das técnicas de estudo mais eficientes e muito disseminadas entre os estudantes. A principal característica da técnica é escrever uma síntese do conteúdo estudado destacando pontos relevantes e importantes. 

O uso de palavras-chave e mapas mentais são ótimos para construir um resumo eficaz. Outra dica interessante é separar o conteúdo em tópicos e escrever o que você entendeu de cada um deles.

4) Perguntas e respostas

Colocar o aprendizado em prática é uma das melhores técnicas para concurso. Sendo assim, separar um tempo entre os estudos para elaborar perguntas sobre os conteúdos e respondê-las posteriormente torna a assimilação das matérias mais dinâmica. 

Para isso, você pode utilizar  flash cards, elaborar as perguntas e respondê-las um tempo depois do estudo para verificar se o estudo foi produtivo

5) Estudo intercalado

O estudo intercalado é uma prática que consiste em organizar ciclos de estudos nos quais você estudará determinadas matérias de forma aleatória. Dessa forma, por exemplo, se você estudar  português na parte da manhã, procure estudar raciocínio lógico e  alguma disciplina específica na parte da tarde.

O objetivo dessa prática é rotacionar o conteúdo a fim de não estudar uma determinada disciplina por várias horas, uma vez que focar em apenas um conteúdo por diversas horas não garante uma assimilação efetiva. Afinal, as chances de perder o foco aumentam consideravelmente. 

6) Mnemônico 

Essa técnica de estudo é muito interessante e produtiva, além de ser um método bastante conhecido pelos estudantes. Ele consiste em utilizar palavras, frases, gráficos ou símbolos com a finalidade de assimilar conteúdos mais complexos. Logo, você pode separar uma palavra e criar você mesmo ou é possível utilizar algumas que já existem. 

Alguns exemplos de mnemônicos para estudar gramática são:

Conjunções adversativas

TOdavia 

Mas

Entretanto

NO entanto

COntudo

POrém

Verbo haver no sentido de FERA é invariável

Fazer 

Existir

Realizar

Acontecer

7) Áudio

Uma das técnicas de estudo para concursos muito utilizada é a aprendizagem por áudio. Isso porque ao gravar o conteúdo e escutá-lo em seguida, aumenta suas chances de fixar a matéria. Além disso, torna o ato de estudar mais dinâmico e interativo. 

Essa técnica pode ser realizada tanto com a criação das suas próprias gravações quanto escutando o conteúdo gravado por professores. Dessa forma, você pode recorrer a videoaulas, por exemplo.

8) Estude por questões

Outra forma eficiente de estudar para concursos é respondendo questões de provas anteriores. A maioria dos candidatos aprovados se dedicaram nesta etapa. Como vimos, aprendemos mais rápido quando colocamos em prática. 

Portanto, procure por simulado e faça download de provas anteriores. Depois de estudar um conteúdo, sempre responda às questões relacionadas ao tema. Para otimizar a aprendizagem, busque voltar para conteúdos que você teve mais dificuldade nos exercícios.

9) Ensine outra pessoa

Ensinar outra pessoa é uma ótima técnica de estudo, uma vez que permite que você exponha o que acabou de aprender. Lecionar é, inclusive, uma das etapas da técnica de Feynman, criada pelo físico Richard Feynman. E, segundo o estudioso, é considerada uma das formas mais rápidas de aprender. 

O objetivo desse método é desconstruir os modelos iniciais criados na aprendizagem de determinado assunto, reformulando-os mentalmente. Se você não é professor, pode colocar esse método em prática nos grupos de estudos ou até entre amigos, por exemplo.

10) Revise o conteúdo estudado

A revisão é essencial e uma das técnicas de estudo para concursos mais eficientes, pois essa ela potencializa a fixação da disciplina. Para realizar uma boa revisão, vale recorrer aos métodos de estudos citados anteriormente, além da leitura crua do material. 

Isso porque quanto mais dinâmico é esse processo, maiores serão as chances de assimilar a matéria. Portanto, na revisão procure reler:

  • mapas mentais;
  • flash cards;
  • resumos;
  • provas anteriores resolvidas;
  • mnemônicos;
  • entre outras técnicas.

Estudar para concursos não precisa ser algo maçante e exaustivo. Com estratégias certas e objetivos bem definidos, você pode alcançar a tão sonhada aprovação. Agora que você conhece as melhores técnicas de estudo para concursos, pode começar a colocar em prática agora mesmo. 

Confira nosso curso de Técnica de Estudo e Memorização para Concursos Veterinários.