O agronegócio pode ser considerado o setor mais produtivo da economia brasileira. Justamente por essa posição, pode-se dizer que sua evolução é constante e ficar estagnado não é uma opção. Por isso, inovações são essenciais e a implantação de novas tecnologias no agronegócio são cada vez mais necessárias. 

Entender a dinâmica de crescimento dessa área é de extrema importância para compreender a forma como esses avanços têm mudado o funcionamento desse setor. Assim, preparamos para você um artigo completo sobre o assunto. Continue lendo para saber mais!

Por que se passou a utilizar tecnologia no agronegócio?

A inserção de tecnologia dentro das propriedades foi o pontapé inicial para a inovação do agronegócio. A partir dessa mudança, os produtores passaram a ser capazes de controlar melhor a qualidade de seus produtos e de aumentar a capacidade de produção, uma vez que o uso de tecnologia no agronegócio permite a obtenção de informações mais amplas e precisas sobre a lavoura ou criação. Tudo isso auxilia na identificação de pontos fortes e de pontos que necessitam de melhorias.

Esse tipo de evolução tecnológica é chamada de agricultura digital. Nela, são utilizados aplicativos, sistemas e sensores nas lavouras que permitem a coleta de dados mais fidedignos e em tempo real. Esses dados são processados e passam por um sistema de gestão, fornecendo informações precisas e detalhadas.

Uma outra forma de auxílio trazido por essas tecnologias é a melhora na compreensão do mercado e das finanças. Sistemas que ajudam na gestão financeira são de extrema valia. Com dados financeiros atualizados é possível melhorar os processos de pagamento, compra ou venda, e ainda mensurar o custo de produção, permitindo uma precificação mais eficiente e condizente do produto.

Benefícios do emprego das grandes tecnologias em agronegócio

São inúmeros os benefícios do emprego de tecnologia em agronegócio. Os principais que podemos citar são:

  • Aumento da produtividade do agricultor e da colheita;
  • Melhora econômica da produção;
  • Aumento da qualidade do produto;
  • Maior precisão no emprego de produtos químicos e fertilizantes, reduzindo erros de aplicação excessiva ou insuficiente, o que tem benefícios tanto naturais quanto na questão econômica, uma vez que esses insumos são caros;
  • Redução da poluição, ou seja, menor contaminação das águas subterrâneas e superficiais. Há diminuição da emissão de gases de efeito estufa e da poluição, o que reduz significativamente o impacto ambiental;
  • Mais eficiência a partir da comunicação precisa por equipamentos capazes de determinar quais são as demandas específicas da lavoura;
  • Possibilidade da realização de operações específicas, que não envolvam todo o cultivo, reduzindo, assim, custos e impactos dessas operações;
  • Maior segurança do trabalhador.

Quais são as principais tecnologias empregadas no setor?

Para que você possa entender um pouco mais sobre as novas tecnologias no agronegócio, trouxemos alguns exemplos práticos do emprego delas dentro dos mais diversos campos que compõem esse importante setor. Confira:

Plantas produzidas e melhoradas geneticamente

A partir do uso da tecnologia no agronegócio, é possível produzir geneticamente plantas como a batata e a mandioca. Em linhas gerais, o organismo é programado para se tornar mais resistente à secas, pragas e doenças a partir de alterações diretas em seu código genético, o que faz com que a planta já nasça assim. 

Dessa forma, lavouras localizadas em regiões com alto índice de mudanças climáticas ou com temperaturas ou grau de umidade extremos se beneficiam muito dessas mudanças. Isso evita a perda da plantação e permite um maior rendimento para o agricultor, melhorando significativamente a produtividade do cultivo. 

Aproveite para acessar nosso texto: Plantas Geneticamente Modificadas: o que Precisa Saber?

Detecção de doenças, pragas ou ervas daninhas

A detecção de doenças, pragas e ervas daninhas pode ser feita por vários métodos de imagem, sendo os principais deles os drones e satélites. Eles produzem imagens hiperespectrais, ou seja, imagens que ilustram a composição química do que está sendo analisado. Essas imagens permitem fazer a diferenciação entre lavoura saudável e lavoura contaminada por pragas, de uma forma muito mais específica e com maior acurácia.  Assim, há a possibilidade de uma resposta precoce a esses parasitas, permitindo a mitigação de perdas e melhorias dos rendimentos da plantação.

Irrigação de plantas

Uma das tecnologias mais avançadas que podem ser empregadas dentro do agronegócio é a que permite a coleta de informações sobre o solo e sobre a disponibilidade de água durante cada período do dia. A partir desses dados, os agricultores podem determinar o momento certo para irrigar suas fazendas, bem como a quantidade exata de água a ser utilizada, reduzindo o desperdício e, consequentemente, os gastos.

Uso de instalações de refrigeração

Os produtos devem chegar sempre frescos ao consumidor. Dessa forma, as perdas da produção devido ao armazenamento inadequado são muitas, chegando a aproximadamente um terço da colheita. Por isso, com instalações de refrigeração em caminhões e fazendas, os produtos perecíveis chegam ao mercado frescos, reduzindo drasticamente os danos financeiros ao produtor.

Biotecnologia

A biotecnologia pode ser considerada um dos pilares fundamentais da implantação da tecnologia em agronegócio. Sua principal característica é unir a ciência à prática, o que confere grande potencial de uso desse tipo de inovação.

As melhorias trazidas pela biotecnologia são muitas. Ela foi responsável por trazer vacinas, que mantêm o rebanho sadio e reduzem a transmissão de doenças. Outro exemplo de melhoria foi o desenvolvimento da capacidade de identificação, seleção e modificação de genes mais resistentes dentro da cultura. A partir da manipulação da expressão desses genes, plantas transgênicas surgiram e deram origem a plantios mais duradouros e à pastagens mais resistentes e produtivas. Assim, a qualidade da alimentação do rebanho poderia ser melhorada e a lavoura poderia se tornar menos suscetível a insetos, pragas e doenças, ou até mesmo se tornarem resistentes a algumas moléculas químicas.

Bioinsumos também são um grande ramo de toda essa nova tecnologia no agronegócio. A partir de processos biotecnológicos, é possível desenvolver produtos de controle biológico, ou seja, soluções mais sustentáveis e menos prejudiciais à saúde que permitem o controle de pragas na pecuária, por exemplo. Essas soluções naturais são interessantes tanto para a melhoria da qualidade de vida do agropecuarista e de seus funcionários, que muitas vezes entram em contato direto com substâncias tóxicas, e da população como um todo, uma vez que o consumo de agrotóxicos reduz significativamente.

Entenda mais sobre Biotecnologia acessando nosso texto sobre o assunto. Basta clicar aqui!

As tecnologias no agronegócio hoje

Segundo um relatório da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), o futuro da agricultura será marcado por um enorme aumento no consumo de alimentos. Esse crescimento da demanda será acompanhado por limitações de recursos naturais, uma vez que hoje se tem o consumo desenfreado em alguns locais, e principalmente pela busca de formas mais sustentáveis de plantio, uma vez que mudanças climáticas bruscas podem ocorrer.  

Diante desse cenário, cada vez mais empresas públicas e privadas estão se unindo na tentativa de construir um ecossistema de inovação tecnológica, sendo essas tecnologias em agronegócio cada vez mais robustas e amplamente utilizadas por todo o setor. Atualmente, existem cada vez mais espaços para inovação e tecnologia no agronegócio, geralmente ligados a Universidades e centros de pesquisas Esses locais muitas vezes têm suas pesquisas impulsionadas por grandes agricultores, que fornecem locais apropriados e seguros para o desenvolvimento delas, além de facilitar que pesquisas saiam do papel e vão para o campo.

Uma outra maneira de estimular esse processo é por meio de aceleradoras. Essas empresas investem capital e prestam auxílio técnico aos grandes agropecuaristas, facilitando a inserção da tecnologia dentro de suas lavouras.  Ao mesmo tempo, profissionais ligados à tecnologia de informação, processamento de dados, computação em nuvem e inteligência artificial trazem uma nova maneira de fazer agricultura.

Hoje, o Brasil possui mais de mil empresas de tecnologia (startups) com foco no agronegócio. Estas empresas se destacam por unir tecnologia com aumento da produtividade e cuidados ambientais, e se dividem em três grandes grupos: 

  • Antes da fazenda, em que a maior parte trabalha no desenvolvimento de fertilizantes, inoculantes, nutrientes e melhoramento genético de plantas; 
  • Dentro da fazenda, em que há a produção de, por exemplo, softwares de gestão e de melhoria da produção agropecuária;
  • Depois da fazenda, aquelas que são responsáveis por analisar as tendências alimentares, permitindo que o produtor possa melhorar sua visão de mercado. 

Conclusão 

Como podemos perceber, as inovações e tecnologias no agronegócio são uma realidade que veio para ficar. Se bem empregados, esses avanços contribuem para melhorar a produtividade na lavoura e otimizar a gestão de recursos, incluindo insumos e recursos financeiros.

Vale ressaltar que a importância de se compreender as reais necessidades da produção não pode ser descartada, sendo muitas vezes até mesmo mais importante do que saber quais tecnologias se deseja implantar. O importante é estar preparado e extrair o melhor da tecnologia em agronegócio!

E, se você quer ficar por dentro de muito mais conteúdos sobre temas importantes que caem nos principais concursos públicos do Brasil, não deixe de acompanhar o blog do Ifope. Aqui você encontra diversos artigos gratuitos sobre os mais variados assuntos. Confira!

Aproveite, também, para acessar nosso glossário técnico sobre economia rural e entenda os termos mais utilizados na área! É só clicar na imagem abaixo!