Confira neste texto, a situação sobre a produção de grãos no Centro-Oeste brasileiro. Ao final do texto, teste seus conhecimentos com duas questões relacionadas à produção de grãos brasileira.

O Centro-Oeste agrícola brasileiro  

O Brasil é um dos maiores produtores de grãos do mundo com produção de diversos tipos tais como milho, soja, feijão, arroz, café entre outros. A cadeia produtiva de grãos possui peculiaridades no que se referem aos processos que remetem ao plantio e cuidados e manejo. 

A região Centro-Oeste do Brasil detém produtividade expressiva de grãos e lidera a produção agrícola brasileira. A região abriga grandes propriedades produtivas principalmente de algodão, arroz, milho, soja, café e cana-de-açúcar. O Mato Grosso é exemplo de dinamismo, ampliou a produção agrícola de 3,99 milhões de toneladas na safra 1990/91 para 65,0 milhões de toneladas na safra 2018/19. O estado do Mato Grosso lidera o ranking de Estados produtores de grãos, seguido do Paraná. 

Mato Grosso, é o maior produtor das três principais commodities no país: soja, milho e algodão. Para a cana-de-açúcar a região é composta pelo segundo (Goiás) e terceiro (Mato Grosso do Sul) maior produtor do país, exibindo assim a segunda maior produção do Brasil, com 141,9 milhões de toneladas, ficando atrás apenas da região Sudeste, principal polo sucroalcooleiro do país.

De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento – Conab, a área de produção, a produtividade e a produção, em relação safra 2019/2020 e 2017/2018 de produtos agrícolas, teve uma variação de 1,8%, 0,5% e 1,4 %, respectivamente. A produção agrícola da região Centro-Oeste contribuiu para que as vendas externas do agronegócio somassem mais de US$ 8 bilhões em novembro/2019.

Produção de grãos no Centro-Oeste brasileiro

A produção agrícola brasileira deve alcançar novo recorde em 2020. Isso porque em a safra estimada ultrapassa em 33,6 mil toneladas o resultado esperado para 2019. É o que apontam as estimativas do segundo perspectiva da safra, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que estimam a colheita de 240,9 milhões de toneladas de grãos em 2020. Apesar destaque recorde na safra de grãos, de acordo com o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), realizado pelo IBGE, constatou-se uma redução de 1% em relação à colheita estimada para 2019, uma diferença de 2,3 milhões de toneladas.

A redução transcorre, principalmente, da menor produção prevista para o milho (-7,5%), enquanto para a soja espera-se um crescimento de 4,7%. O levantamento converge a um maior volume de produção do milho em segunda safra, com 72,4% de participação na produção nacional para 2020, contra 27,6% de participação da primeira safra de milho.

A Aliança Agroeconômica projetou o aumento de safra para o Centro-Oeste baseada na expectativa no aumento da área cultivada para oleaginosa, e incorpora uma recuperação na produtividade, principalmente em Mato Grosso do Sul, cujas lavouras foram afetadas pela falta de chuva em 2018/19.

A região Centro-Oeste contribui expressivamente sobre o total de grãos produzido no Brasil, sendo elas: soja, milho e algodão, com 54,3 milhões de toneladas, 52,8 milhões de toneladas e 5,0 milhões de toneladas, respectivamente (CNA, 2019).

De acordo com a Conab (2019), mesmo diante da guerra comercial no período de janeiro a agosto de 2019, as exportações de soja em grãos no Brasil estiveram iguais ao mesmo período de 2017 (sem a guerra comercial) e bem inferiores a 2018 (início da guerra comercial). 

Nota-se que a agricultura brasileira e o agronegócio estão em constante busca por melhorias no desenvolvimento tecnológico e produtivo, favorecendo as exportações e também a renda dos produtores. Dessa forma, o agrônomo concurseiro deve ficar atento aos assuntos relacionados à grãos e a participação das unidades da federação no setor agrícola na promoção do crescimento da economia brasileira. 

Leia também: Perda e Desperdício dos Alimentos: aspectos agronômicos, políticos e ambientais

Teste seu conhecimento

Questão 01 – (IADES – 2019 – Instituto Rio Branco – Diplomata) A Ásia está na pauta da política externa brasileira desde o final do século 19. O Brasil adotou diferentes estratégias de negociação com os países asiáticos e foi incorporando-os à agenda diplomática de forma gradativa e com resultados distintos. A esse respeito, em que pesem as relações comerciais entre Brasil e Ásia, julgue (C ou E) o item a seguir. 

O Brasil alcançou importantes superavits comerciais com o Japão na década atual, não obstante as exportações brasileiras para o país sejam majoritariamente compostas por produtos básicos – com destaque para minérios de ferro, carne de frango e milho em grãos.

a) C
b) E

Questão 02 – (IADES – 2019 – Instituto Rio Branco – Diplomata) O agronegócio no Brasil é bastante dependente da comercialização de commodities em mercados internacionais. A respeito da balança comercial de produtos agropecuários entre Brasil e China, julgue (C ou E) o item a seguir.

A guerra comercial envolvendo China e Estados Unidos causou repercussões diretas no comércio bilateral de produtos agropecuários do Brasil com o país asiático. O efeito mais visível foi o aumento substancial da comercialização de grãos (soja) a partir de 2018.

a) C
b) E

Questão 03 – (CONSULPLAN – 2014 – MAPA): Sobre a armazenagem de produtos agropecuários, analise.

I. Não poderão ser recebidos em depósito e guardados a granel, no mesmo silo ou célula, produtos de diferentes depositantes, mesmo que sejam da mesma espécie, classe comercial e qualidade, conforme dispuser o contrato de depósito ou o regulamento interno do armazém.
II. O depositante tem o direito de acesso ao local de depósito para verificar as condições de guarda e conservação de produtos entregues em depósito, assim como o exame da documentação a eles pertinentes.
III. Para o exercício das atividades comerciais de prestação remunerada de serviços de guarda e conservação dos produtos é obrigatório, sem prejuízo de outras condições estabelecidas em lei, o arquivamento prévio, na Junta Comercial, do regulamento interno do armazém e do termo de nomeação do fiel, bem como de suas alterações.

Está (ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
A) I, II e III.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.

Gabarito:

1) a
2) b
3) b

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

CNA – Confederação Nacional de Agricultura. 2019. Relatório Agroeconômico do Centro-Oeste: 3º Trimestre de 2019. Disponível em: < https://www.cnabrasil.org.br/assets/images/Relatorio-Alian%C3%A7a-3_tri_rev.pdf>, acesso em: 12 dez.2019.

Autoria da redatora do Ifope:
Janaina Canaan Rezende