O tema sustentabilidade é muito discutido no mundo inteiro e possivelmente você já tenha ouvido falar desde os tempos de escola. Mas afinal, o que realmente é a sustentabilidade? Existe alguma ligação com a Agricultura?

Confira essas e outras respostas no texto que preparamos para você!

O que é Sustentabilidade? 

O conceito de sustentabilidade aborda a maneira como devemos agir em relação a natureza. De forma simples, a sustentabilidade nada mais é, do que a capacidade de conservação ou sustentação de um processo no sistema. 

Pode ser definida como o conjunto de ações humanas, que tem por objetivo suprir as necessidades do presente, sem comprometer as gerações futuras. 

Para isso, a sustentabilidade possui como pilar três elementos fundamentais, que são o meio ambiente, o impacto social e a economia, os quais serão abordados mais detalhadamente no decorrer do texto. 

Dessa forma, percebe-se que para um sistema ser sustentável, também é preciso incentivar o ganho econômico, mas de modo que isso não coloque em risco os dois primeiros elementos, ou seja, é necessário conservar o meio ambiente e promover o bem-estar social, conjuntamente com o desenvolvimento econômico. 

Aqui, chegamos ao ponto-chave, onde a sustentabilidade só é de fato alcançada, quando se tem um Desenvolvimento Sustentável. 

Desenvolvimento Sustentável

O desenvolvimento sustentável busca atender as necessidades da nossa geração, promovendo conjuntamente com a preservação do meio ambiente, o desenvolvimento econômico e social.

O objetivo principal desse tipo de desenvolvimento é a preservação do planeta como um todo. Ou seja, dessa forma é possível explorar um recurso natural para atender as necessidades da população, mas isso deve ser feito de forma sustentável e consciente, assim o recurso durará para sempre e poderá ser explorado pelas próximas gerações.

Parece um pouco confuso não é mesmo? Mas desenvolver-se de forma sustentável, seja em pequena ou larga esfera, dentro de uma empresa ou de um país inteiro, supõe possibilitar que as pessoas atinjam um nível satisfatório de desenvolvimento socioeconômico, fazendo o uso racional dos recursos naturais, para que não se esgotem. 

Tripé da Sustentabilidade 

Como mencionamos no início do texto, a sustentabilidade possui três elementos essenciais como pilar de sustentação. Esses três elementos são chamados de Tripé da Sustentabilidade e precisam estar integrados para que de fato a sustentabilidade ocorra. 

Os três elementos são:

  • Social: inclui pessoas e suas condições de vida;
  • Ambiental: engloba os recursos naturais e sua forma de utilização pela sociedade;
  • Econômico: refere-se à produção, distribuição e consumo de bens e serviços. 

A sustentabilidade social sugere a igualdade entre os indivíduos, mas para isso, necessita da participação da população para garantir o acesso à saúde, educação e cultura, visando sempre o bem-estar de todos.  

A sustentabilidade ambiental, une a conservação e a manutenção do meio ambiente, define a forma como os seres humanos utilizam os recursos naturais para suprir as suas necessidades, de modo que essa exploração não interfira nas gerações futuras. 

É importante ressaltar, que a sustentabilidade ambiental apenas será efetivada se as pessoas que obterem melhoria na qualidade de vida estejam em harmonia com o meio ambiente. 

Já a sustentabilidade econômica, fundamenta-se num modelo de gestão adequada dos recursos naturais, que objetivam o crescimento econômico, a distribuição de renda e o desenvolvimento social. Em outras palavras, busca a justa distribuição da renda, através da capacidade de produção, distribuição e utilização das riquezas produzidas. 

Benefícios da sustentabilidade

Além da melhoria na qualidade de vida, da preservação do meio ambiente e da diminuição de desastres naturais, as ações sustentáveis que praticamos hoje permitirão que as próximas gerações vivam em um mundo mais equilibrado, onde pessoas e empresas possam evoluir sem causar danos severos ao ambiente. 

Produção Sustentável

A produção sustentável considera todo o ciclo de produção de um produto, a fim de alongar a vida útil dos mesmos e reaproveitá-los através da reciclagem. Além disso, preocupa-se com os limites da oferta de recursos naturais e a capacidade do meio ambiente de absorver os impactos causados por essa produção. 

A lógica da produção sustentável é otimizar o uso dos insumos, e com isso, ter um ganho econômico e ambiental ao mesmo tempo, sendo menos intensiva na emissão de gases poluentes, na utilização de energia e demais recursos. 

Quando falamos de produção sustentável de alimentos ou agricultura sustentável, os princípios são os mesmos. Muitos sistemas de produção sustentáveis têm sido propostos e adotados na agricultura brasileira, demonstrando a eficiência dessas práticas na conservação do ambiente. 

Vamos conhecer?

Sustentabilidade x Agricultura 

A agricultura sustentável é aquela consegue ser economicamente viável, respeitando o meio ambiente e sendo justa socialmente. Assim como todo sistema sustentável, a agricultura deve garantir a capacidade de suprir as necessidades das gerações futuras, promovendo a qualidade de vida. 

Um dos principais desafios encontrados na produção de alimentos sustentáveis em grande escala, é aumentar a produtividade utilizando menos insumos químicos.  

A agricultura sustentável abrange diferentes técnicas e conceitos de produção, uma delas é agricultura orgânica, que busca preservar o sistema e melhorar a qualidade de vida da população, sem a utilização de insumos químicos. 

A chamada agricultura de baixo carbono também é um modelo mais sustentável, que visa minimizar a emissão de gases de efeito estufa provenientes da produção, aplicando menos fertilizantes nitrogenados e utilizando técnicas de plantio direto e integração de lavoura, pecuária e floresta. 

Esses são os principais sistemas sustentáveis utilizados no nosso país atualmente. O plantio direto surgiu há muitos anos e tem se tornado o principal sistema de produção no Brasil e no mundo. 

A técnica se destacou por ser grande responsável na sustentabilidade alimentar, realizando a semeadura das culturas diretamente sobre um solo coberto por palhada e sem revolvimento, garantindo altas produtividades com a conservação do solo e a realização de rotação de culturas.  

Os sistemas integrados de produção ainda estão se difundindo pelo país, mas se destacam por proporcionar sustentabilidade alimentar, garantindo maior segurança financeira, com desenvolvimento social e conservação do meio ambiente. Tal integração se baseia na execução de diferentes atividades na mesma área, aliando a produção vegetal e animal. 

Apesar desse sistema se mostrar viável, em algumas regiões agrícolas do Brasil ainda é um cenário muito distante e exige trabalho conjunto e dedicação dos Engenheiros Agrônomos e produtores rurais para implantar esse modelo de produção, garantindo alimentos mais sustentáveis. 

Leia também: Agroecologia: o conceito de uma nova agricultura

Princípios da Agricultura Sustentável

  • diminuição na utilização de adubos químicos;
  • uso de técnicas para conservação do ar, água e solo;
  • redução de agrotóxicos;
  • uso racional dos recursos naturais, aumentando a produtividade sem desmatamento para ampliação das áreas;
  • utilização de energia gerada no campo;
  • preservar a capacidade produtiva do solo através da adoção do sistema de plantio direto;
  • valorização social, principalmente da agricultura familiar.

Você pode gostar: Perigos da pseudociência infiltrada na Agroecologia

Considerações finais 

Podemos perceber que para manter um sistema sustentável é preciso utilizar e cuidar dos recursos que a natureza disponibiliza, para que não falte ao próximo, formando assim, uma cadeia solidária, que busca além do desenvolvimento econômico, a preservação do meio ambiente e o aumento da qualidade de vida da população. 

Economia Rural: glossário técnico
Baixe seu E-book gratuitamente hoje!

Autoria da redatora do Ifope:
Karina Rosalen