Diversas categorias profissionais podem atuar na área de segurança de alimentos como engenheiros de alimentos, médicos veterinários, tecnólogos em alimentos, nutricionistas, farmacêuticos entre outras, o que aumenta a concorrência e as dificuldades para o profissional se destacar entre os demais.

Mas então, qual é o segredo para ser bem sucedido nessa área?

Trazemos neste texto 5 dicas fundamentais para um trabalho excepcional em segurança de alimentos, independente da sua profissão, confira a lista!

1. Obter Conhecimentos: Além da Teoria, a Prática!

Você pode estar se perguntando “como vou ter conhecimentos práticos sendo que acabei de me formar?”.

Então lá vai a resposta: no decorrer do aprendizado, durante o ensino superior, já conseguimos definir quais áreas temos mais ou menos afinidades, é deste contato que devemos direcionar nossos conhecimentos e aprofundar a prática através dos estágios.

Não foi possível estagiar durante a faculdade? Então essa prática deve ser adquirida durante sua atuação como profissional.

Por mais difícil ou barreiras que você encontre nas primeiras oportunidades de emprego (o local de trabalho é longe, pagam pouco, o trabalho é em turnos, o chefe é péssimo e tantos outros problemas que podem surgir) é muito importante e até necessário, ter persistência e foco.

Estar na ativa e “sugar” o máximo de conhecimentos nestas fases iniciais pode fazer toda a diferença no futuro.

Lembre-se: para que um dia você possa escolher seu emprego, aceite os desafios iniciais.

E para quem já está lançado no mercado de trabalho há algum tempo, não pode negligenciar as atualizações teóricas constantes, visto que a área de segurança de alimentos é muito dinâmica e sempre há novidades no setor.

Hoje contamos com a facilidade em cursar aulas com muita qualidade à distância na modalidade EAD, como no IFOPE, em que o aluno dita seus horários e o local em que irá assistir às aulas.

Pós POA

2. Senso de Organização

Trabalhar com segurança alimentar envolve diversas normas e controle sobre os processos e os produtos. Como se não bastasse, muitas planilhas de controle devem ser mantidas por anos em poder da empresa.

A rotina de produção também envolve controles em tempo programados, o que exige dedicação e comprometimento do profissional.

Se organização não é o seu forte e você gasta um tempo substancial, em casa e no trabalho, para encontrar o que precisa, é hora de entender que organização é sinônimo de produtividade.

E também não vale dizer “eu me entendo na minha bagunça” porque os documentos e os objetos da empresa devem estar sempre em local adequado e identificado por etiquetas. Caso uma pessoa saia da empresa ou fique afastada por algum motivo, o fluxo de trabalho deve seguir normalmente.

3. Bom Relacionamento Interpessoal

Sabemos que atuar em segurança de alimentos é mais do que a relação entre você – profissional da área – e o produto final – um alimento de qualidade.

Entre estes dois elementos há uma infinidade de fatores que precisamos administrar dia-a-dia e um deles é a tão complexa “equipe de trabalho”.

Há uma série de normas comportamentais que regem as relações interpessoais no ambiente de trabalho e é necessário que você tenha certa aptidão em relacionar-se com as mais diferentes personalidades.

Um relacionamento interpessoal positivo contribui para que o ambiente de trabalho seja mais leve, mais saudável e até mesmo mais produtivo.

É importante desenvolver empatia (se colocar no lugar dos outros principalmente quando exercemos função de chefia ou supervisão). Seja assertivo, tendo uma boa comunicação, sendo capaz de expressar suas opiniões de forma objetiva e transparente sem ofender os demais que possuam opiniões diferentes, e mantenha o respeito pelas pessoas da sua equipe, não importa se Fulano é fofoqueiro ou se a Ciclana foi grossa com você, o que importa é ser uma pessoa educada, respeitosa e bem querida pelas pessoas à sua volta.

Esses comportamentos irão repercutir positivamente no ambiente e será capaz de construir relações duradouras (não seja interesseiro, mas saiba que muitos ex-colegas de trabalho podem te indicar futuramente para outras posições bem mais interessantes no mercado de trabalho…).

Leia também: Gestão de Pessoas na Indústria de Alimentos: O que é e Como Fazer

4. Aceite as Críticas Negativas

Não tem como negar, receber críticas negativas desencadeiam sentimentos mistos de raiva, rancor e injustiça em qualquer um de nós, mas então, é possível reverter essas críticas a nosso favor?

Sim, é possível. Quando recebemos uma crítica negativa (e todos nós estamos sujeitos a isso em algum momento profissional) devemos admitir o erro e reconhecer que existe uma forma melhor de se portar.

Essa característica reforça um profissional seguro de si, que é capaz de assumir erros sem guardar rancor e que está em busca do seu aperfeiçoamento.

Admitir os erros é libertador, pois permite que você siga em frente em busca de resultados mais saudáveis.

5. Ter Paixão Pelo Trabalho

Nem sempre conseguimos atuar na área que mais temos afinidade ou com a qual mais nos identificamos, portanto precisamos ser persistentes para buscar por aquilo que nos completa como profissional – seja atuar como consultor, professor, colaborador em uma empresa ou outro qualquer outro campo profissional.

A área de segurança de alimentos sempre apresenta novos avanços tecnológicos e atualizações de normas, portanto é imprescindível que o profissional tenha interesse em pesquisas e novas tecnologias.

Quem faz o que gosta tem mais motivação para buscar os conhecimentos, encontrar novas soluções, investir tempo e conhecimento para entender novas tecnologias e quem sabe, incorporá-las em seu dia-a-dia.

Tem mais de 5 …

Essas características são fundamentais para realizar um trabalho eficiente e ético na área de segurança alimentar, mas não são as únicas.

Portanto é importante que um bom profissional sempre busque o aperfeiçoamento dentro do ambiente em que trabalha, seguindo à risca o código de ética.

Manter o equilíbrio emocional também é muito importante, já que trabalhar com segurança de alimentos exige muitas responsabilidades, e um deslize pode manchar a marca do produto de forma irreversível ou – ainda mais grave – causar danos à saúde do consumidor.

Lembre-se, a marca de uma empresa é o seu maior patrimônio, oferecer um produto seguro será sempre a sua missão, portanto vista esta camisa e mãos-a-obra.

Autoria da redatora do Ifope:
Tereza Abujamra