Se você trabalha na área e está na dúvida se vale ou não a pena fazer uma Pós-graduação em Alimentos, este artigo vai te ajudar! Fizemos uma análise breve do cenário atual e levantamos alguns argumentos que vão ajudar na sua decisão de forma bem racional. Vem com a gente!

O mercado valoriza uma pós-graduação em alimentos?

Para se diferenciar no mercado de trabalho hoje não basta ter um diploma de graduação, é necessário ter de fato conhecimento aplicável e atualizado.

As exigências mudaram e o profissional que sonha com o crescimento na carreira deve compreender este cenário e buscar por ferramentas que trarão resultados profissionais reais!

Estendendo este cenário ao setor de alimentos, destacamos que os profissionais dessa área precisam buscar conhecimentos atualizados e práticos, focados em sua atuação no dia a dia da indústria, que busquem garantir a qualidade, melhorar o ambiente de trabalho e aumentar a rentabilidade das empresas.

E essa é a ideia da educação continuada. Um conceito que diz que a qualificação do indivíduo deve ser constante. E esse não é mais um conceito teórico e sim uma tendência do mercado.

As empresas não querem só um profissional formado, elas querem pessoas realmente atualizadas e qualificadas, que estão antenadas com o que acontece ao seu redor e no mundo.

As atualizações podem se dar pelas mais variadas formas, como cursos, palestras, encontros, jornais e revistas da área.

Além dessas opções, existem também os cursos de pós-graduação. Essa modalidade de ensino tem o objetivo de fornecer ao aluno não só uma formação mais especializada sobre determinado assunto, mas também mais atualizada, com o diferencial de ser uma formação validada pelo MEC e reconhecida pelo mercado de trabalho.

Foi pensando nessa questão, que decidimos fazer este texto para destacar 5 dos principais benefícios de se realizar uma Pós-graduação em alimentos!

5 motivos para fazer uma pós-graduação em alimentos

1. Atualizar e desenvolver seus conhecimentos

Para aqueles que já estão no mercado de alimentos, a busca por suporte teórico é necessária.

A rotina dentro da indústria, muitas vezes, não permite que o profissional esteja completamente atualizado. Seja em relação às novas legislações lançadas pelos órgãos de fiscalização ou às novidades de cada nicho.

E a rotina corrida muitas vezes é o que impede que o profissional corra atrás de especialização. Mas, falta de tempo também não é pretexto, pois soluções já foram elaboradas para isso.

Opções de pós-graduação a distância já estão disponíveis na internet. E isso possibilita que o aluno estude no momento mais oportuno para ele, seguindo seu próprio ritmo e sem ter custos com deslocamento e hospedagem, por exemplo.

E para aqueles que pensam que ensino a distância é diferente dos demais, aí vai um esclarecimento: o valor de um certificado de pós-graduação EAD é exatamente o mesmo que de um presencial, de acordo com o MEC. Não há nenhuma diferenciação no diploma EAD ou Presencial, são exatamente iguais.

Confira: Como a Tecnologia EAD está Mudando a Carreira dos Profissionais da Área de Alimentos

Além disso, a pós oferece ao profissional uma formação mais crítica e criativa.

Para as profissões que trabalham com pesquisa e desenvolvimento, como a engenharia de alimentos, isso é imprescindível. Colocar novos produtos no mercado é um grande desafio e o contato com as novidades do setor ajuda muito na criação.

2. Se tornar mais competitivo em um mercado concorrido

Não é novidade que o mercado está a cada dia mais exigente. Com isso, os profissionais estão se capacitando mais, fazendo com que a concorrência aumente.

E nesse cenário não dá para ficar para trás, é preciso se capacitar. E a pós-graduação em alimentos é uma boa alternativa para agregar valor ao seu currículo.

Com a especialização você tem a oportunidade de entrar em contato com temas de relevância e atualizados na área de alimentos e de se aprofundar em questões que na graduação eram vistas de forma superficial. Por isso o título de especialista é um grande diferencial.

Hoje em dia, além do conhecimento técnico que uma boa Pós pode te dar, os recrutadores estão de olho em outros quesitos, como:

  • experiência;
  • capacidade de transformar conhecimento em resultados;
  • relação interpessoal;
  • comportamento.

As corporações mais modernas estão valorizando profissionais com habilidades extras a da sua formação.

Por isso, na hora de escolher, procure um curso que aborde não só disciplinas técnicas, mas também sua formação completa, que se preocupe com seu desenvolvimento pessoal e te prepare para a real necessidade do mercado de trabalho.

A gestão de pessoas, por exemplo, é um grande desafio na indústria de alimentos, então, em um processo seletivo, o profissional que tenha uma pós com esse conteúdo na sua grade leva vantagem em relação ao que não tem. 

3. Abrir novas possibilidades de carreira

Muitos alunos de graduação se dedicam a fazer estágios em apenas uma área, mas só depois que saem da faculdade sentem que gostariam de trabalhar em outra.

Para os veterinários e outros profissionais ligados à área de alimentos, isso é muito comum que ocorra no sentido da tecnologia e inspeção de alimentos, por exemplo.

São disciplinas normalmente do fim da graduação e muitos só se decidem por trabalhar nessa área depois da formatura.

E nesse momento de recomeço constatam que precisam se inteirar dessa nova área de atuação. Nessa mudança de foco, a pós-graduação em alimentos cumpre o papel que o profissional precisa, de recolocação de carreira.

O mesmo vale para o engenheiro de alimentos que se dedicou à pesquisa e desenvolvimento e depois se decidiu pela consultoria ou pelo controle de qualidade.

Não importa o curso ou a área, o que vale é ir atrás de conhecimento e atualização no novo foco de atuação.

4. Aumentar seu salário e conquistar reconhecimento profissional

Esse é um bom motivo para se fazer uma pós-graduação em alimentos. Afinal, quem não gosta de ter o salário aumentado?

Não só aumento de salário, mas também reconhecimento profissional por parte dos superiores e melhores cargos podem ser consequências de um título de especialização.

É comum que alguns órgãos públicos estabeleçam planos de carreira para seus concursados. Esses planos preveem progressões salariais à medida que os servidores públicos obtêm novos títulos. E cargos mais elevados podem ser atingidos como resultado de maior capacitação.

Há também muitas empresas privadas do setor alimentício também possuem um sistema que beneficia os funcionários que investem em capacitação. Há outras que incentivam seus empregados a se especializarem por meio de parcerias com instituições de ensino, o que mostra o valor que as empresas dão para profissionais mais competentes.

5. Surgimento de novas especialidades

Nos últimos anos têm surgido novas profissões pela demanda de um mercado cada dia mais exigente e as especialidades dentro das profissões não poderiam ficar fora disso.

Se antes só o responsável técnico era suficiente em uma indústria de alimentos, hoje isso não ocorre mais. É necessário o controle de qualidade, o gestor de pessoas, o analista, o laboratorista e tantos outros.

Essa tendência tem sido observada também para serviços e produtos. Com uma população mais informada e com mais acesso a novidades é de se esperar que as empresas mudem para atender as expectativas do mercado.

Com isso, é urgente que o profissional da área de alimentos não fique para trás. Pós-graduação, participação em cursos e congressos e leitura de literatura relacionada devem se tornar hábito para esses profissionais.

Oferecer um serviço de qualidade é necessário para garantir a qualidade e a sanidade dos alimentos, o que deve ser feito com embasamento e convicção.

Como fazer uma pós-graduação em alimentos EAD e de qualidade?

Agora que você já tem boas razões para fazer uma pós-graduação em alimentos, está na hora de ir em busca do seu curso ideal. O IFOPE possui um curso de pós-graduação em alimentos em EAD que faz parte de um programa de aceleração de carreira para profissionais da indústria. Com professores experientes na área, método dos 4 pilares e muito conteúdo 100% prático para que você possa aprender com a realidade da indústria e aplicar esses conhecimentos com eficiência.

Conheça AGORA o Programa de Aceleração de Carreira para o profissional da Indústria de Alimentos – sua Pós-Graduação para bombar sua carreira de forma rápida, simples e segura.

Banner Pós POA