Você já pensou em prestar Concurso Veterinário? Já considerou essa como uma opção de carreira, uma alternativa diante das mais de 80 áreas de atuação da profissão?

Depois de anos de uma graduação puxada, você veterinário certamente sonha com uma carreira estável, de sucesso, remuneração compatível com o mercado e em que possa colocar em prática os seus conhecimentos e ter ainda reconhecimento pelo seu trabalho!

Nesse sentido, concurso veterinário se destaca como uma opção para alcançar todos estes objetivos com ainda várias outras vantagens a mais.

Se quer saber mais sobre essa opção profissional e ponderar se vale a pena focar nisso, continue lendo e descubra 7 vantagens dessa carreira!

Estabilidade financeira

Talvez essa seja a primeira vantagem que um profissional vislumbra ao pensar em concursos públicos. Nada tranquiliza mais uma pessoa do que a certeza de que o dia de amanhã está garantido.

E o concurso público garante isso ao concursado após 24 meses de exercício, de acordo com a Lei 8.112 de 1990, no caso de servidores da União.  Durante esse período, que é chamado de estágio probatório, o servidor é avaliado quanto ao desempenho no cargo em relação a fatores como assiduidade e produtividade.

Após este tempo, o servidor adquire a estabilidade e só perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa. Ao contrário do setor privado, em que o empregado pode ser demitido sem justa causa.

Remuneração

A remuneração é um ponto muito atrativo nos concursos públicos, pois em geral é superior ao praticado no setor privado.

Para você ter uma ideia, listamos os salários iniciais de dois órgãos que fizeram concurso para veterinário nos últimos anos:

  • Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA):

Fiscal Federal Agropecuário Médico Veterinário
Salário inicial de R$14.584,71, de acordo com o edital do último concurso público que foi realizado em 2017.

Um novo pedido de concurso tramita no MPOG. Leia e entenda o cargo em questão: MAPA – quem são os Técnicos de Fiscalização (AAA – AISIPOA)

  • Companhia integrada de desenvolvimento agrícola de Santa Catarina  (CIDASC):

Médico Veterinário
Salário inicial de R$7.580,64, de acordo com o
edital publicado em 2016

Concurso veterinário - lista das opções

Todo dia novos concursos são publicados e você deve se manter atento para não perder nenhuma oportunidade.

Por isso, o Ifope preparou, e mantem atualizada semanalmente, uma Lista com os principais concursos veterinários com inscrições previstas e abertas. Clique e confira!

Benefícios

Os benefícios complementares que a carreira pública oferece são ótimas vantagens para os funcionários que ali trabalham.

Eles variam muito entre órgãos, podendo-se listar:

  • plano de saúde;
  • vale alimentação;
  • plano odontológico;
  • seguro de vida;
  • auxílio transporte.

Aposentadoria

O formato de aposentadoria é outro ponto positivo visto pelos interessados por concursos públicos.

Enquanto na iniciativa privada o trabalhador recebe um valor inferior ao que ganhava durante a fase produtiva, o servidor público pode, por lei, aposentar de forma integral. Isto é, pode receber o mesmo valor que recebia enquanto trabalhava.

Sem experiência comprovada

Para iniciar na carreira pública, não há necessidade de experiência comprovada na área.

Muitos veterinários enfrentam dificuldades ao se graduar. Isto porque ao chegar ao mercado de trabalho as empresas, de forma geral, exigem experiência quando na verdade nunca  foi dada a oportunidade para o profissional adquirir experiência.

Os concursos públicos, por outro lado, não demandam que os concursandos tenham nenhum tipo de bagagem, bastando apenas que sejam formados e que tenham o registro no Conselho de Medicina Veterinária do seu estado.

Trabalhar na área de formação

Existem concursos de nível médio e até nível superior que não necessitam de uma formação acadêmica específica. Mas, é bom refletir sobre isso, pois trabalhar em um órgão compatível com nossas competências é de extrema importância para nossa autorrealização.

Ter um dia a dia profissional estimulante e produtivo é algo que deve ser levado em conta quando você lembrar que irá trabalhar por longos anos nos órgãos em que você for aprovado, além de continuar trabalhando na área que você estudou por no mínimo 5 anos e usar seu conhecimento adquirido nesse período.

Plano de carreira

Ao contrário de certos postos de trabalho na iniciativa privada, alguns cargos do funcionalismo público permitem que o concursado progrida na carreira de forma clara.

Assim, de acordo com uma avaliação de competências do trabalhador, e/ou de suas características de liderança, é possível que haja ascensão profissional.

Além disso, o profissional que investe na sua carreira, fazendo cursos e pós-graduações na área de atuação pode ter aumento de salário e recebimento de gratificações, o que pode ajudar ainda mais a escalar novos cargos.

Planejando o próximo passo

As vantagens são inúmeras e é com certeza são benefícios que você todos queremos para nossas vidas.

Mas, atenção que concurso não é sorte!

Nos concursos públicos é aprovado quem se prepara melhor! Não faz diferença sexo, idade, cor, opção religiosa, classe social, nada disso. Importa se você se preparou tecnicamente e psicologicamente.

Uma boa preparação é o ponto chave!

Para te ajudar neste sentido, o Ifope Educacional tem cursos direcionados especificamente para veterinários que queiram fazer concurso público, ou melhor, para os que querem ser realmente aprovados em concursos.

Conheça!

Concurso Veterinário - Combo Preparatório

por Andréa Guicheney – médica veterinária, mestre em tecnologia e
inspeção de POA (UFMG), consultora em segurança de alimentos.