Este ano há grande expectativa para concurso de Engenheiro Agrônomo, como o do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento. Foram solicitadas 50 vagas de Auditor Fiscal Federal Agropecuário Agrônomos para o MAPA e o pedido já está em análise no MPOG e pode ser autorizado a qualquer momento.

 

A carreira e o salário é desejado por todos os colegas de profissão, mas muito poucos estão dispostos a buscar este sonho. E você? Já se imaginou ganhando mais de R$14 mil por mês, com estabilidade e segurança? O que está disposto a fazer para conquistar essa vaga?

 

Nós preparamos 9 dicas para ajudar você nessa conquista. É hora de transformar o sonho em projeto e ir em busca da concretização do mesmo!

 

1- Motive-se!

O primeiro passo é definir claramente o que te motiva, visualizar o que você pretende quando seu esforço for recompensado e seu sonho de passar no concurso for alcançado. Este exercício te garantirá motivo para continuar sempre que bater o cansaço ou as dúvidas.

Existe uma técnica infalível para se motivar, que é a técnica dos Gatilhos Motivacionais! Leia no  artigo: Como ter motivação infinita para passar em concurso Público de Ciências Agrárias, mesmo nos momentos de maior desânimo. 

 

2- Evite distrações

Antecipe os problemas que você poderá ter enquanto estiver estudando. Os problemas citados como muito comuns são locais barulhentos, sono, incompreensão e cobrança das pessoas ao redor e cansaço. Procure resolvê-los antes através de adequações na rotina, no local ou conversa com os amigos, famílias e namorados.

 

3- Nunca espere o edital

O tempo entre a publicação do edital e a prova é curto (entre 2 e 3 meses em média) e as matérias são muitas! Além disso, muitos concorrentes já estão estudando. Então, antecipe-se preparando-se com antecedência tendo como base os editais passados para que você tenha tempo suficiente para ver, compreender e fixar tudo que é preciso.

 

4- Organize seus estudos

Como já dissemos, as matérias são muitas e o tempo para o estudo é incerto. Então, reveja os editais passados e organize as matérias começando por aquelas que mais caíram nos últimos concursos, assim você não perde tempo com questões de baixa importância ou que podem nem cair. Além disso, fazer questões antigas ajuda a fixar o conteúdo.

Uma dica extra é não começar pegando pesado logo de início, o cérebro é um músculo e precisa ser condicionado. Então comece com cargas de estudo mais baixas e vá aumentando gradativamente.

Saiba como estudar. Entenda como o cérebro funciona assistindo ao vídeo As 4 etapas do aprendizado de longo prazo no nosso canal no Youtube

 

5 – Prepare sua agenda

Defina quanto tempo por dia e quantos dias na semana você se dedicará a este projeto. Lembre-se que este será um esforço temporário que trará uma recompensa vitalícia, portanto esteja disposto a sair da sua zona de conforto!

Estude com constância até a prova, mas lembre-se de reservar também espaço para lazer e recreação porque seu cérebro precisa de descanso para manter-se motivado.

Bônus:

  • Monte uma agenda de estudo separando um tempo para revisão todos os dias antes de começar novas matérias, isso ajuda da fixação dos conteúdos.
  • Planeje quais temas estudará a cada dia definindo 90 minutos por matéria. Isso porque estudos recentes mostram que depois de uma hora e meia do mesmo assunto a capacidade de aprendizagem do cérebro cai bruscamente!

 

6 – Leia o Edital

Seu preparo não esperará pelo edital, mas quando ele for publicado fique atento!

Na leitura do edital você deve prestar atenção aos seguintes pontos:

  • local e prazo de inscrição
  • data das provas
  • conteúdo cobrado (pode ter pontos que você terá que estudar para um concurso em específico)
  • pré requisitos exigidos

Para te ajudar, produzimos uma lista com os melhores CONCURSOS PARA AGRÔNOMOS previstos e autorizados!

CLIQUE E CONHEÇA TODAS AS OPORTUNIDADES DE CONCURSOS PARA AGRÔNOMOS

Essa lista é atualizada periodicamente, portanto, mantenha-a em seus favoritos!

 

7 – Esteja antenado

Acompanhe o que é noticiado pelas principais mídias na área do concurso para o qual está se preparando. Isso porque assuntos muito polêmicos costumam sempre ser usados em concursos, seja em questões assertivas, seja como tema de redação. Um exemplo disso é a revisão da Lei dos agrotóxicos, que é um tema atual, polêmico e que terá grande impacto para o fiscal e, mais amplamente, para a economia do país.

 

8- Ferramentas

A ajuda de um curso preparatório pode ser o diferencial do seu preparo. Muito importante é encontrar aquele que encaixe no seu perfil e nas suas necessidades de tempo, rotina, conteúdo e recursos.

Um curso de qualidade otimiza seu tempo, pois oferece a você o conteúdo já selecionado e com técnicas que facilitam a compreensão e fixação das matérias, como consequência acelera sua aprovação.

Uma ótima pedida é o Curso Combo para Concursos Agrônomos do Ifope. Com matéria atualizada de acordo com toda a legislação vigente, a vantagem deste curso é que além de aulas que abordam os assuntos de interesse do concurso do MAPA, existem vídeos de questões comentadas e resolução de exercícios após cada tópico de aula. Outro benefício que você terá é que as aulas online deixam que você mesmo escolha a melhor hora para estudar, de acordo com sua rotina. Além disso, nosso curso tem material de apoio e foi elaborado de acordo com técnicas que otimizam seu aprendizado, para que seu tempo de dedicação seja melhor aproveitado.

 

9- Seja resiliente

Passar no tão sonhado concurso é um grande projeto e muitos obstáculos aparecerão no caminho. Calma, eles podem te abalar, mas não permita que isso perdure! Dúvidas nas matérias, reprovações, desânimo ou medo, cobranças, falta de tempo ou de dinheiro acontecerão, mas você irá se recuperar rapidamente e voltará ao foco porque mais significativo que tudo isso é a sua aprovação!
Colocando em prática nossas 9 dicas você estará muitos passos à frente da concorrência e maiores serão suas chances de alcançar o resultado esperado. Mais importante de tudo é ter consciência do seu projeto e da sua vontade de conquistar a vaga no concurso público como Engenheiro Agrônomo. Todo esforço será válido, então não perca mais tempo e comece agora o seu preparo!