Conhecer sobre os alimentos que consumimos é um passo importante rumo à alimentação saudável. E o primeiro contato que temos com o alimento e sua composição é através da embalagem e de sua rotulagem.

Neste post, vamos explicar melhor sobre a importância dos rótulos e sua função no mercado. Fica com a gente!

Definição de rotulagem

De acordo com a RESOLUÇÃO-RDC Nº 259, DE 20 DE SETEMBRO DE 2002, publicada pela ANVISA, rotulagem é:

“toda inscrição, legenda, imagem ou matéria descritiva ou gráfica, escrita, impressa, estampada, gravada, gravada em relevo ou litografada ou colada sobre a embalagem do alimento.”

Como órgãos reguladores, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e o MAPA (Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento), são os responsáveis por estabelecerem Regulamentos e Portarias para definir e orientar sobre o que é ou não necessário estar presente nos rótulos dos alimentos. 

Cada Regulamento é específico para cada tipo de alimento, e engloba regras de:

  • rotulagem geral de alimentos embalados;
  • rotulagem nutricional;
  • rotulagem de porções; pesos e medidas;
  • além de rotulagens para alimentos especiais, que incluem os alimentos que contenham lactose e/ou glúten, alimentos para alergênicos e alimentos transgênicos.

Por isso, o objetivo desses órgãos, através da existência de rótulos padronizados em alimentos, é o de fornecer aos consumidores informações claras sobre o tipo de alimento que estão consumido, além de facilitar o momento da escolha e compra dos produtos. 

Mas afinal, o que deve e o que não deve estar conter nos rótulos dos alimentos?

Rotulagem: o que deve conter obrigatoriamente

De acordo com a ANVISA, as informações obrigatórias da rotulagem são as seguintes.

Lista de Ingredientes do Produto

Responsável por informar o consumidor sobre todos os ingredientes utilizados em sua composição.

Esses ingredientes devem ser colocados na ordem decrescente; ou seja, do componente de maior para o de menor quantidade. 

Origem do Produto

Permite ao consumidor identificar onde aquele produto foi fabricado e quem é o seu fabricante. Dessa forma, o consumidor pode entrar em contato com a empresa fabricante, caso necessário.

Prazo de Validade

Produtos com validade inferior a três meses devem apresentar pelo menos o dia e o mês em sua data de validade.

Para produtos com validade superior a três meses, é exigido que se informe pelo menos o mês e o ano da fabricação.

Conteúdo Líquido 

Indica a quantidade total do produto contido na embalagem.

Deve ser medida em unidade de massa (quilo) ou volume (litro).

Lote

Número que corresponde ao controle de produção e que permite que o produto seja rastreado e analisado, caso seja detectado alguma irregularidade.

Informação Nutricional Obrigatória

É a informação nutricional do alimento. Dessa forma, o consumidor pode analisar a composição do produto e optar por consumir alimentos mais saudáveis. 

Informações Nutricionais Complementares

É o caso de alimentos especiais, nos quais é necessário se adicionar informações relacionadas às especificidades desses alimentos.

Como exemplo, temos os alimentos com teores reduzidos de açúcares, gorduras ou outro ingrediente, alimentos isentos de…, que contenham lactose, glúten, ou qualquer substância que possa causar alergia, além dos transgênicos. 

Rotulagem: o que não pode conter

A rotulagem de produtos alimentícios não podem conter nenhuma informação que engane o consumidor. Segundo a Anvisa, os rótulos dos alimentos não devem:

  1. Apresentar palavras ou qualquer representação gráfica que possa tornar a informação falsa ou que possa induzir o consumidor ao erro.
    Exemplo: Chocolates que demonstram mediante ilustração que o consumo de determinada quantidade equivale ao consumo de um copo de leite. Essa informação pode levar o consumidor ao erro. 
  2. Demonstrar propriedades que o produto não possui
    Exemplo: Determinados produtos demonstrando que seu consumo reduz o risco de doença cardíaca. 
  3. Destacar a presença ou ausência de componentes que sejam próprios de alimentos de igual natureza
    Exemplo: “Óleo sem colesterol”- todo óleo vegetal não apresenta em sua composição colesterol. Essa informação não precisa ser destacada.
  4. Ressaltar em certos tipos de alimentos processados, a presença de componentes que sejam adicionados como ingredientes em todos os alimentos com tecnologia de fabricação semelhante
    Exemplo: “Maionese preparada com ovos”- toda maionese deve ter ovos em sua composição.
  5. Indicar que o alimento possui propriedades medicinais ou terapêuticas ou aconselhar o seu consumo como estimulante, para melhorar a saúde, para prevenir doenças ou com ação curativa.
    Exemplo: “…previne a osteoporose”,”…emagrece”.

Como elaborar uma rotulagem eficaz para o meu produto?

Do ponto de vista das empresas, o objetivo da rotulagem é estimular a venda do seu produto. O rótulo é o primeiro contato entre a marca e o consumidor, e nele devem estar contidos não só as informações, como também as estratégias de venda. 

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Por meio dele, o consumidor é atraído e conhece a mercadoria, auxiliando no processo de decisão de compra.

Já percebeu que um produto sem rotulagem chamativa ou com uma embalagem de má qualidade pode ficar encalhado nas prateleiras?

Por isso, para a construção de um rótulo eficaz, é preciso que ele seja bem estruturado. É muito importante que os profissionais responsáveis pela criação dos rótulos, se atentam para os seguintes aspectos.

  • Hierarquia da informação: é essencial saber organizar as informações e conseguir destacar as mais relevantes, agregando valor ao produto.
  • Visual: as cores, a composição e a distribuição da informação devem estar em harmonia com o produto;
  • Marca: deve receber destaque;
  • Informação diferencial: qual é o destaque do produto? Essa informação deve estar acessível ao primeiro contato visual;
  • Autenticidade: utilize de cores, imagens e frases que confiram um padrão característico e benéfico ao seu produto. Usar imagens de bancos de imagens, por exemplo, pode ser arriscado, já que outra marca também poderá utilizar. Seja autêntico!
  • Inovação: fuja dos padrões pré-estabelecidos e inove com o seu produto. Se destaque dos demais e invista em rótulos que interajam com o seu consumidor. 
  • Informações determinadas pela legislação: seja fiel e transparente sobre o prazo de validade, lote, composição, propriedades nutricionais, origem, e quantidade.

Dessa forma, pensar fora da caixa é sempre uma excelente opção. Pesquisas mostram que o volume de vendas está diretamente ligado com a aparência do seu produto. E, rótulos marcantes e que apresentam as informações necessárias, sem sobrecarregar a embalagem, são bons exemplos a serem levados em consideração.

Vale lembrar que o consumidor começa a saborear o seu produto quando vê uma embalagem chamativa e bem elaborada. Então, capriche no design do seu rótulo para conquistar mais espaço no mercado e impulsionar as vendas, ok?!

Para os consumidores, a presença de um rótulo bem estruturado e informativo na embalagem de um produto, é fundamental. Como já disse, o rótulo é o meio de comunicação da empresa com o consumidor e nele devem estar contidos meios que permitam identificar o produto, sua origem, qual a sua finalidade, sua qualidade, validade, características nutricionais e muitas outras.

Todas essas informações devem ser apresentadas de forma clara e estar dispostas de maneira interessante e atrativa ao consumidor.

É seu dever como profissional que trabalha com rotulagem, seguir as orientações dos órgãos competentes e ser fiel ao cumprimento das regras e legislações. Também é dever da indústria, fornecer sempre informações claras e verdadeiras para o consumidor.

Se atualize! Seja inovador! Busque elaborar rótulos cada vez mais criativos e que se conectam de forma assertiva com o perfil do seu público. Coloque-se no lugar do consumidor e entenda quais serão as exigências e necessidades no momento da compra do seu produto. Tenho certeza que o retorno será fantástico para a sua empresa!

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Autoria do redator do Ifope:
Mariana Pereira Santos