A calagem é um dos assuntos que mais que caem em concursos agrônomos na categoria solos, junto com adubação, fertilidade e conservação. Por ser um assunto relativamente simples, muitas das provas acabam pegando os candidatos em minuciosidades. Por isso, é essencial entender o assunto sob diferentes pontos de vista e estar confiante de seus conhecimentos na área.   

Ah, antes de ler esse artigo, recomendamos que você entenda melhor sobre análise do solo, pois é somente a partir dela que você irá conseguir determinar bem os aspectos da calagem a ser realizada. Então, continue com a gente, pois nesse conteúdo você vai encontrar: o que significa calagem, para que ela serve, como conduzir uma, como ela aparece em concursos de agronomia e muito mais!

O que significa calagem? 

A própria etimologia da palavra já explica: calagem significa misturar cal na terra. A cal é um produto em forma de pó fino, que só pode ser obtido industrialmente a partir da calcinação ou queima completa do calcário. Assim, a cal virgem (ou cal viva) é normalmente composta de óxido de cálcio (CaO) e óxido de magnésio (MgO).  

A cal é considerada um composto de caráter básico, porque, quando misturada com água, forma uma base: o hidróxido de cálcio, Ca(OH)2, também conhecido como cal hidratada. Agora que você já entende sobre a calagem e a cal e como esse composto se comporta, você pode compreender melhor para que serve a calagem. 

Para que serve a calagem? 

A Cal, quando entra em contato com ácidos na presença de água, inicia uma reação de neutralização. Assim, a calagem serve para controlar a acidez no solo. Um solo ácido é aquele com pH abaixo de 5,5. Confira abaixo a reação química que ocorre no processo de calagem: 

reações da calagem

Fonte: Fundação MT

  • Observação: é importante ressaltar que solos alcalinos também não são ideais para o cultivo. O recomendado é que o pH do solo fique sempre entre 6 e 7.

Mas, porque um solo ácido é ruim? A acidez significa a presença excessiva de íons H+ e Al+3, que acabam dificultando a absorção de nutrientes pelas plantas, fazendo com que o crescimento e produtividade sejam prejudicados. Para entender melhor, confira esse gráfico que apresenta a relação entre a disponibilidade de nutrientes no solo e o pH: 

grafico disponibilidade nutrientes no solo ph

Fonte: Malavolta (1980) 

Isso acontece, pois os íons H+ e Al+3 conseguem se ligar mais facilmente aos nutrientes do que a absorção deles pelas plantas, diminuindo a disponibilidade de nutrientes. 

Solos podem ser ácidos por diversos motivos. Dentre eles estão: 

  • Uma questão natural e particular daquele solo pela falta de bases trocáveis na região;
  • Intensificação dos processos de intemperização, que aumentam as taxas de hidrogênio e alumínio no solo;
  • Exploração agrícola que gera exportação e pela lixiviação de nutrientes do solo (bases trocáveis);
  • Intensificação do ciclo da matéria orgânica do solo; 
  • E aplicação de fertilizantes que tenham efeito acidificante.

No geral, você poderá se deparar com duas situações principais: solos naturalmente ácidos que precisam ser preparados para o cultivo agrícola e solos já muito explorados em produção agrícola que precisam de manutenção e recuperação para continuarem sendo produtivos. Então, confira um dos principais efeitos da calagem no solo: 

  • Aumento da disponibilidade de nutrientes essenciais; 
  • Melhora a absorção de água e nutrientes pelas plantas;
  • Diminui os efeitos ruins do manganês e alumínio; 
  • Diminui a compactação do solo; 
  • Promove a proliferação da microbiota saudável e matéria orgânica no solo. 

Agora que você entendeu bem para que serve a calagem e até mesmo seus efeitos no solo, você precisa entender como conduzir o processo de calagem em uma lavoura. 

Como conduzir uma calagem no solo? 

Existem diversas etapas que devem fazer parte do processo de calagem e uma delas é a análise do solo, que já mencionamos por aqui. É bom lembrar que esse processo deve acontecer pelo menos 3 meses antes do plantio. Isso porque é necessário esperar que a reação chegue ao subsolo para garantir o bom desenvolvimento das raízes, por exemplo. 

  1. Amostragem do solo: o primeiro passo é fazer a coleta das amostras do solo, que sempre deve ser feita em zigue-zague, coletando o mesmo volume, à mesma profundidade. 
  2. Encaminhamento: após fazer a homogeneização das amostras, você precisa as encaminhar para o laboratório, embaladas corretamente para evitar contaminação com outros compostos. Todas devem ser identificadas com data, responsável e local de coleta. 
  3. Análise e decisão da estratégia: com a análise do solo pronta e em mãos, você deverá decidir o tipo de calcário a ser usado, se terá mais ou menos magnésio e qual será o Poder Relativo de Neutralização Total (PRNT). 
  4. Escolha do fornecedor: escolher onde comprar o produto é também muito importante, pois adiciona valor no projeto no transporte, por exemplo. Por isso, sempre considere o valor do transporte no planejamento. 
  5. Realização: agora, você deve aplicar o calcário e incorporar até, no mínimo, 20 cm de profundidade no solo. Existem duas formas de fazer isso: manualmente, que é a calagem feita a lanço; e por aração e gradagem, que conta com a ajuda de máquinas e é mais rápida, efetiva e mais usada atualmente. 

O PRNT normalmente também é um indicador da qualidade daquele calcário, quanto maior o PRNT, melhor a qualidade e a reação de neutralização também ocorrerá melhor e mais rápido. 

Tipos de calcário para calagem 

O calcário pode ser classificado de 3 formas, de acordo com a porcentagem de cálcio e magnésio presente nele, veja: 

  • Calcítico: acima de 40% de cálcio e até 5% de magnésio
  • Magnesiano: no mínimo 30% de cálcio e magnésio até 12% 
  • Dolomítico: cálcio no mínimo em 25% e magnésio acima de 12%

Vamos entender agora os tipos de cal por nome comercial: 

  1. Cal virgem: é a que mencionamos no início desse artigo, que só pode ser extraído de forma industrial. A absorção é instantânea e a reação deste composto com o solo gera calor, por isso, é necessário que o solo não esteja plantado ainda. 
  2. Cal hidratada: é a cal do tópico anterior com adição de água. A absorção também é instantânea neste caso. 
  3. Calcário calcinado: ocorre pela calcinação parcial do calcário, apresenta um PRNT menor do que a cal virgem, mas é mais barata, pelo custo de produção ser menor.
  4. Escória de siderurgia: é um subproduto de indústria que utiliza ferro e aço. O cálcio e o magnésio se apresentam em silicato e é necessário tomar cuidado com a qualidade para não acontecer contaminação por metal pesado.  
  5. Carbonato de cálcio: obtido de forma natural, ele vem da moagem de margas, corais e sambaquis. O uso de calcário nesse formato é menos usual, até mesmo por ser pouco ético em questões ambientais e, principalmente, marinhos. 

Como a calagem aparece em concursos de agronomia? 

Vamos conferir agora duas questões que exemplificam como o tema da calagem cai nos concursos de agronomia. Veja: 

INEP (2010) ENADE – Agronomia 

“O uso do calcário é boa opção para corrigir, em pastagens, as deficiências de cálcio e magnésio. Porém, a cal não corrige a superfície em tempo razoável para evitar que o pecuarista corra riscos de perda de produtividade das suas pastagens em razão dos veranicos, uma vez que as raízes das plantas, principalmente as leguminosas forrageiras, só crescem até onde o calcário foi incorporado. Em solos onde foi aplicado calcário e com acidez superficial corrigida, ao se aplicar gesso, após a sua dissolução, o sulfato movimenta-se para camadas inferiores, acompanhado por cátions (Figura 1 ).

questao sobre calagem concurso

A respeito de corretivos de solo em pastagens e com base nas figuras 1 e 2, avalie as afirmativas a seguir.

I. A aplicação do gesso supre o solo com cálcio até as camadas mais profundas, ao se dissolver na água da chuva ou irrigação, infiltrando-se no solo, favorecendo o aprofundamento das raízes e permitindo que as plantas superem o veranico, quando em condições de sequeiro.

II. Além da água, os nutrientes também são absorvidos com maior eficiência, após a aplicação do gesso.

III. Com a movimentação de cátions para a subsuperfície, após a aplicação do gesso, os teores de cálcio e de magnésio diminuem e a toxidez de alumínio aumenta, prejudicando o ambiente radicular.

IV. Quando o gesso é aplicado com critério, nas doses recomendadas para cada solo, não se tem observado movimentação de potássio e magnésio no perfil do solo em níveis que possam trazer problemas oriundos desses nutrientes.

É correto apenas o que se afirma em

a) I e III.

b) I e IV.

c) II e III.

d) I, II e IV.

e) II, III e IV.

Gabarito: letra D.

VUNESP – 2013 – MPE-ES – Agente Técnico – Engenharia Agronômica

Em relação à calagem, assinale a alternativa correta: 

  1. Segundo a legislação brasileira, os calcários são classificados quanto à concentração de óxido de magnésio (MgO), quanto ao poder relativo de neutralização total (PRNT) e quanto a sua granulometria.
  2. Na determinação do valor de necessidade de calagem no sistema plantio direto, deve-se levar em consideração a cultura mais tolerante às condições de acidez do solo que faz parte do sistema de rotação.
  3. Devido à alta solubilidade, o calcário pode ser utilizado em qualquer época do ano, desde que haja umidade no solo para permitir sua reação, distribuindo-o na superfície do solo, para que possa percolar lentamente para as camadas mais profundas do solo.
  4. Ainda que o calcário apresente um PRNT menor, para o agricultor, a aquisição de um calcário mais barato, mesmo que o tempo de neutralização da acidez seja mais lento, gera economia, uma vez que são utilizadas grandes quantidades desse insumo.
  5. A calagem contribui, entre outros fatores, para a elevação da eficiência dos fertilizantes e para o aumento da disponibilidade de nutrientes existentes no solo, elevando a produtividade e a rentabilidade da atividade agrícola.

Gabarito: letra E. 

Gostou desse conteúdo e quer continuar se preparando com excelência para os concursos na área de Agronomia? Conheça os temas que mais caem nesses concursos

Ou, conheça nosso kit preparatório para concursos de agronomia. Um preparatório completo que conta com disciplinas específicas e básicas, com questões comentadas.