O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) fez um novo pedido ao Ministério da Economia (ME) em maio deste ano para abertura de concurso MAPA ainda em 2022. Foram solicitadas mais de 1.600 vagas e a grande expectativa é que o ME dê parecer favorável ao pedido para que, enfim, o MAPA comece a planejar o novo concurso que certamente acontecerá em 2022.

Concurso MAPA 2022: quais são as vagas previstas?

As mais de 1.600 vagas solicitadas estão divididas da seguinte forma, até o momento: 831 para cargos do Poder Executivo; 217 destinadas à Pesquisa; 352 para cargos Técnicos e Auxiliares; 260 restantes destinados à Auditores Fiscais Agropecuários (AFFAs).

Os requisitos que abrangem cada vaga solicitada ainda não foram divulgados. Normalmente só sabemos os cargos definitivos que entrarão no edital ou que foram aprovados pelo ME quando o parecer favorável para a realização do concurso é publicado no Diário Oficial da União.

O que se sabe até então é que os cargos para Auditor Fiscal Federal Agropecuário (AFFA) exigem nível superior e Técnicos e Auxiliares, nível médico e/ou técnico.

Portanto, como já sabemos, historicamente, para grande parte das vagas de AFFAs serão exigidas formação em Medicina Veterinária e Engenharia Agronômica.

Leia também: (AFFA): como e onde atua esse profissional

Concurso MAPA 2022: qual a remuneração esperada?

A remuneração inicial para cargos de Auditor Fiscal Federal Agropecuário é de R$14.584,71 (nível superior), exigindo formações principalmente em Medicina Veterinária e Engenharia Agronômica.

A remuneração inicial para os cargos técnicos e auxiliares de AISIPOA (Agente de Inspeção Sanitária e Industrial de Produtos de Origem Animal) e AAA (Agente de Atividades Agropecuária) é de R$7.280,06 (nível médio).

Vale lembrar que se a prova acontecer em horários diferentes, como ocorreu em 2014 em que havia vagas para os dois cargos, o candidato pode se inscrever para concorrer à vaga de AFFA e de nível médio (AISIPOA ou AAA).

Importante lembrar também que grande parte do conteúdo estudado é o mesmo, ou seja, estudando para as disciplinas de AFFA automaticamente estará estudando para as disciplinas de AISIPOA, no caso de médicos veterinários, e AAA, no caso de engenheiros agrônomos. No nosso preparatório para concursos COMBO você se preparar para os dois cargos de forma otimizada.

Cenário no MAPA

Uma informação importante é que o MAPA está extremamente defasado de Auditores Fiscais Federais Agropecuários e servidores que ocupam os cargos de auxiliares de inspeção (AISIPOA e AAA).

Servidores atuais que ocupam estes cargos estão se desdobrando para conseguir atender todos os estabelecimentos.

Isso significa que as chances de ser autorizado o Concurso MAPA 2022 é grande, porque o impacto negativo para a economia do país é muito expressivo.

Se não há servidores suficientes para fiscalizar, não se consegue abrir novos estabelecimentos, aumentar a produção e dar garantias ao mercado externo de que a produção de alimentos está sendo fiscalizada. De janeiro de 2019 até agosto de 2021 já foram abertos 150 mercados para os produtos do agronegócio brasileiro, sendo 74 nas Américas, 57 na Ásia, 18 na África e um na Oceania – e o número de servidores, que já era insuficiente, continua o mesmo.

O MAPA também fez um pedido de concurso ao ME em 2020, em que 180 vagas foram solicitadas para AFFAs e 100 para AISIPOA, mas na ocasião não foram autorizadas. O MAPA novamente solicita em 2021 para que o concurso aconteça em 2022 a qualquer momento.

E você? Está preparado para conquistar uma das 1.600 vagas solicitadas pelo MAPA?

Estaria preparado para a prova caso ela fosse amanhã?

Lembrando que 82% dos nossos alunos aprovados no concurso do MAPA começaram a estudar antes do edital ser publicado.

Como o Ifope pode te ajudar Concurso MAPA 2022?

No último concurso do MAPA em 2017/2018, os alunos do Ifope garantiram metade das vagas disponíveis. É isso mesmo! A cada 2 vagas, uma era de um aluno Ifope em todo país. Além dos resultados em concursos estaduais, municipais e do MAPA nos anos anteriores. Trabalhamos com concursos para o MAPA desde 2012. Algumas informações são muito importantes para quem quer ser aprovado:

Aprenda a estudar:

Você vai fazer um concurso e estudar é uma habilidade básica que você precisa saber para ter sucesso. E não se engane, você não pode estudar para concurso como fez a vida toda para escola e faculdade.

Para concurso você precisa aprender usando a memorização a longo prazo e não a de curto como fazemos por toda a vida. Precisamos aprender a usar os dois lados do cérebro, direito e esquerdo para otimizar a memorização e usar o potencial do cérebro. Para isso existem técnicas simples que otimizam seus estudos e te fazem chegar ao seu objetivo de forma mais rápida;

Estude com foco no que é cobrado no concurso e não em todo o conteúdo

Um erro comum é querer aprender tudo sobre tudo quando se quer passar em um concurso.

O seu objetivo é ser aprovado e não é saber tudo, pensar assim vai atrasar o seu sucesso.

Nós temos uma quantidade limitada de energia para aprender, então use-a para aprender o que é cobrado na prova e seja aprovado mais rápido. Por isso, selecione bem o conteúdo a ser estudado e memorizado;

Aprenda a responder questões da prova

Há situações que o candidato perde ponto na questão por não ter “maldade” de responder uma questão. Por exemplo, uma alternativa incompleta é considerada falsa ou verdadeira? A resposta é que depende. A boa notícia é que isso você aprende com treino e profissionais te orientando;

Forme grupos com pessoas que estão estudando

Você se manter motivado é essencial, por isso grupos com pessoas comprometidas e que estão com o mesmo objetivo que você vai te encorajar.

Além de que grupos são importantes para trocar informações, tirar dúvidas e se relacionar. Mas atenção, junte-se com pessoas que agreguem, não com pessoas que te puxam para trás;

Tenha uma fonte de aprendizado que otimize seu tempo e energia

Selecionar as legislações a serem estudadas, entender o que é mais cobrado e ler legislações sem imagens e explicações são tarefas árduas e pouco produtivas, por isso recomendamos um preparatório para concurso especializado no concurso que você deseja.

No Ifope atendemos a todos estes requisitos e será um prazer enorme recebê-lo!

Quer saber mais sobre como se preparar? Se você é veterinário é só clicar aqui e, caso seja engenheiro agrônomo, o link é aqui.

Prepare-se o quanto antes! Comece a estudar e saia na frente! Tem mais chances quem mais cedo se prepara. Siga também o Ifope no Instagram:
– Preparatório concursos veterinários: @ifopevet
– Preparatório concursos agrônomos: @ifopeagro