Concurso para Veterinários e Agrônomos com salário acima de R$ 15.000: ministra solicita realização de concurso para o MAPA!

A atual ministra do MAPA, Tereza Cristina Correa enviou ao Presidente da República, no dia 09 de Fevereiro de 2022, o ofício nº00004/2022, reforçando e pedindo resposta a um requerimento que foi enviado há quase um ano para o Ministério da Economia com relação à realização de concurso público para AFFAS. 

O requerimento cobrado para o concurso público da AFFAS foi o de nº 587/2021, no qual o MAPA havia solicitado a realização do concurso com o seguinte objetivo: 

“recomposição da força de trabalho dos servidores públicos que atuam nas atividades essenciais à Defesa Agropecuária Brasileira.”

A ministra ainda declarou que a situação atual do departamento de Defesa Agropecuária é preocupante, uma vez que atingiu seu limite de capacidade e precisa de mais profissionais. 

Um estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas com título “Impactos da atuação dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários sobre a produção agropecuária brasileira”, reforçou o quanto a situação da falta de reforços apresenta riscos. Afinal, este estudo mostrou que a redução no quadro do AFFAS em 2021 atingiu 40%. 

A falta de Auditores Fiscais Agropecuários é preocupante, pois, de acordo com a Ministra do MAPA, as seguintes atividades ficariam muito comprometidas: 

  • qualidade e segurança dos produtos e insumos brasileiros nos mercados doméstico e global;
  • proteção de fronteiras em relação a pragas e doenças;
  • comprometimento do status sanitário do Brasil;
  • limitação da atividade privada, afetando a geração de emprego e renda;
  • dentre outras. 

O departamento de Defesa Agropecuária é o principal agente nacional que ajuda a manter a competitividade do agronegócio nacional frente ao mundo e, para continuar seu trabalho, exige a expertise de mais Auditores Fiscais Agropecuários. 

Todas essas informações estavam contidas no documento enviada neste mês pela ministra Tereza Cristina e, em decorrência disso, foi aberto um processo no Ministério da Economia para avaliar o caso e verificar a possibilidade de realização do concursos público para AFFAS. 

Prepare-se para o concurso público para AFFAS!

Como você já deve saber, o concurso público para AFFAS é extremamente competitivo, por isso, se você deseja alcançar esse cargo de grande relevância, é essencial se preparar com os melhores conteúdos. 

Por isso, conheça o curso preparatório de Agente de Atividades Agropecuárias do MAPA oferecido pelo Ifope e prepara-se com quem aprova de verdade! 

Se quiser entender melhor sobre a atuação desse profissional, leia o artigo Auditor Fiscal Federal Agropecuário (AFFA): como e onde atua esse profissional