Este é um ano de muita expectativa para os Engenheiros Agrônomos que sonham com os benefícios do serviço público! Grandes concursos para agrônomos estão sendo aguardados e, apesar das incertezas sobre o cenário econômico do Brasil no horizonte próximo, o serviço público não pode parar!

Um dos princípios que rege as atividades da Administração pública é a continuidade do serviço público visando impedir sua interrupção.

Com as recorrentes discussões acerca da reforma da previdência, muitos funcionários estão solicitando aposentadoria, gerando um saldo negativo no funcionalismo público, como por exemplo o MAPA.

Panorama político

No início do ano o Governo Federal realizou uma reforma administrativa diminuindo o número de ministérios. Com isso, a responsabilidade para decidir sobre a autorização de novos concursos ficou com a Divisão de Concursos Públicos do Ministério da Economia.

Além disso, o Decreto 9.739, de março de 2019 promoveu algumas alterações estabelecendo regras para os concursos públicos, tornando o processo menos burocrático e mais transparente

As oportunidades estão distribuídas em todos os entes da federação!

Esses concursos possuem um grande leque de oportunidades para profissionais de várias áreas que possuem nível superior, inclusive para os agrônomos.

Na esfera federal encontram-se grandes oportunidades como o MAPA, Funasa e IBAMA.

MAPA

O pedido para autorização de um novo concurso do MAPA já foi repassado ao Ministério da Economia e protocolado na Divisão de Concursos Públicos. O que demonstra o interesse e a necessidade na realização de concurso para recomposição do quadro de funcionários do Ministério da Agricultura.

Espera-se que sejam autorizadas no mínimo 50 vagas para Auditor Fiscal Federal Agropecuário Agrônomo.

A expectativa é de que o edital saia ainda em 2019.

Leia nosso artigo e saiba Quais as Áreas de Atuação do Auditor Fiscal Federal Agropecuário

FUNASA

O último concurso aconteceu em 2009 com 411 vagas distribuídas por todos os estados da federação.

Os inscritos foram avaliados por provas objetivas e discursivas para todos os cargos, sendo que os de nível superior também contaram com avaliação de títulos.

Há uma grande expectativa para a realização de novo  concurso, visto que nos últimos três anos o órgão efetuou solicitação que acabou sendo negada por contenção de despesas.

Assim como vários órgãos da Administração pública, a FUNASA tem necessidade de repor os funcionários aposentados.

Para o nível superior espera-se que sejam solicitados funcionários para cargos como:

  • administrador;
  • arquiteto;
  • bioquímico;
  • contador;
  • economista;
  • engenheiro;
  • engenheiro agrônomo;
  • geólogo;
  • farmacêutico-bioquímico;
  • e pedagogo.

O salário inicial é superior a 5 mil reais mensais.

IBAMA

O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis encaminhou recentemente uma solicitação para preenchimento de 1.888 vagas, sendo 832 para Analista Ambiental.

Há uma grande expectativa para que a autorização aconteça ainda este ano.

As remunerações iniciais para os analistas é de R$ 7.760,45.

O último concurso aconteceu há 7 anos!

Mais oportunidades de concursos para agrônomos

Além desses órgãos, boas oportunidades de concurso para agrônomos costumam aparecer para a carreira de docência, como professor nas Universidades Federais e nos Institutos Federais e com ótimos salários!

Na esfera estadual, as grandes oportunidades para Agrônomos encontram-se nos órgãos ambientais, de defesa agropecuária e pesquisa e assistência técnica.

Assim como o governo federal, alguns estados estão propondo reformas administrativas, como por exemplo no Paraná, onde existe a intenção de unir o IAPAR (Instituto de Pesquisa), a EMATER (assistência técnica) e a ADAPAR (defesa agropecuária).

Mas a lógica é a mesma: muitos funcionários estão se aposentando e a necessidade de novos concursos permanecerá. Um exemplo é a ADAPAR, que realizou seu último concurso no ano de 2014 gerando muita expectativa para realização de um novo muito em breve!

O que vale nesses casos é ficar atento aos editais para não perder as muitas oportunidades!

Para tornar seu dia a dia mais fácil e otimizar seu tempo, fizemos uma lista com os melhores CONCURSOS PARA AGRÔNOMOS abertos, previstos e autorizados em um só lugar!

Concursos Agrônomos abertos
CLIQUE E CONHEÇA TODAS AS OPORTUNIDADES DE CONCURSOS PARA AGRÔNOMOS

Essa lista é atualizada periodicamente, portanto, a mantenha salva em seus favoritos!