Muitos profissionais da área de Agrárias sonham em alcançar sua autonomia através de um emprego que lhe dê a segurança e estabilidade de uma vida melhor, principalmente nos dias atuais. Não só procuram um emprego que seja bem remunerado, mas que também se sinta realizado e feliz com o que faz. Na atual conjuntura do mercado, quando se fala em concursos públicos é importante destacar o concurso do Ministério da Agricultura (MAPA), que tem grande expectativa de acontecer em 2019, com salários bem remunerados que irá agradar os profissionais da área, tanto para agrônomos que já atuam na área quanto para os recém formados que querem seguir essa carreira pública.

A expectativa é de aproximadamente 250 vagas para agrônomos atuarem no Ministério Agropecuário (50 como Auditores Fiscais e 200 como Agente de Atividades Agropecuárias), mas afinal, o que faz um fiscal agropecuário? Como é a sua atuação no campo de defesa vegetal? Quais os benefícios da carreira pública?

Vantagens da Carreira Pública

Entre as diversas vantagens do concurso público, é possível destacar:

– Estabilidade:

Ao contrário de um trabalho da área privada, um servidor público não pode ser demitido de uma hora, só deixa o cargo por opção ou se for exonerado por um motivo extremamente grave.

– Melhores salários:

Normalmente a carreira privada oferece menores salários do que o da carreira pública. Os reajustes seguem o princípio de serem aplicados os mesmos índices, e nas mesmas datas, para os servidores com atribuições iguais ou semelhantes.

– Não exige experiência prévia:

Ao contrário do que acontece na iniciativa privada, a carreira pública indifere sobre o tempo de formado. O que vale é a sua preparação para a prova.

– Jornada de trabalho:

Na carreira pública os funcionários possuem uma carga horária fixa, o que não acontece muito na iniciativa privada. Isso possibilita ao concursado se dedicar a outros estudos, ter recessos no final de ano e atividades de lazer, o que diminui o estresse e melhora sua qualidade de vida.

– Benefícios:

O profissional da carreira pública além de receber os direitos e benefícios comuns a todos os trabalhadores formais, também recebe adicional por tempo de serviço e gratificações especiais conforme o cargo.

– Plano de carreira:

Nesta área é possível destacar também o crescimento profissional em que os funcionários podem desfrutar de promoções de cargos e salários e progressão por tempo de serviço.

 

Além desses benefícios ainda podemos citar: possibilidades justas, pois não faz diferença o sexo, idade, cor, opção religiosa ou classe social do concursado; o status da profissão; e, em alguns cargos, o direito à aposentadoria integral.

Leia também: Saiba porque concurso público é a sua melhor escolha

Áreas de atuação

A carreira do Fiscal Agropecuário tem grande relação com a Defesa Vegetal. O profissional que escolher esta área para atuar irá precisar ter conhecimento técnico em agronomia como também na legislação vigente.

O fiscal agropecuário no âmbito relacionado à defesa vegetal irá atuar em:

– Importações de vegetais e partes de vegetais;

– No comércio de vegetais e parte de vegetais;

– Na erradicação e combate de doenças e pragas das plantas e trânsito de vegetais e partes de vegetais;

– Na exportação de vegetais e partes de vegetais;

– Na fiscalização de inseticidas e fungicidas com aplicação na lavoura;

– Na desinfecção de vegetais e partes de vegetais;

– No conselho nacional de defesa agrícola;

– Nas penalidades e processo administrativo das infrações;

– Nas exigências fitossanitárias.

Atividades

As atividades do fiscal agropecuário estão relacionadas à orientação, execução e aplicação especializada das ações sanitárias para promoção, preservação e manutenção da sanidade vegetal nas principais pragas e doenças infecto contagiosas e ao fortalecimento de garantias sanitárias do comércio nacional e internacional.

Conforme definido na Lei 8.171, de 17/01/1991, os objetivos da Defesa Agropecuária são assegurar a sanidade vegetal e animal; a idoneidade dos insumos e dos serviços utilizados na agropecuária e a identidade e segurança higiênico-sanitária dos produtos agropecuários finais destinados aos consumidores.

Onde podemos encontrar o Fiscal Agropecuário Agrônomo?

Em portos, nos aeroportos e nos postos de fronteira

Defesa sanitária e portos e aeroportosPara garantir a segurança das lavouras brasileiras contra possíveis doenças de plantas vindas de outros países, os Fiscais Federais Agropecuários realizam um rigoroso controle em portos, aeroportos e postos de fronteira, fiscalizando, inspecionando e auditando diversos tipos de cargas. Desse modo, passa pela avaliação do Fiscal Agropecuário Agrônomo todo e qualquer pedido de importação de sementes e mudas destinadas ao plantio, assim como os produtos e os subprodutos manufaturados de origem vegetal para o consumo. Também passam pela inspeção e pela certificação dos fiscais todos os produtos de origem vegetal exportados de nosso país, além de todos os insumos para a agropecuária. Garantindo a sanidade vegetal e a qualidade e segurança dos alimentos que chegam até o consumidor final.

 

Em lavouras brasileiras

Defesa vegetal em lavourasO trabalho dos fiscais inclui, entre outras atividades:

– a prevenção, o controle e a erradicação de pragas e doenças;

– a inspeção de campos de produção de sementes;

– a fiscalização de organismos transgênicos, de produtos orgânicos, indicação geográfica, associativismo ou cooperativismo;

– a garantia à proteção de cultivares.

Os fiscais também fazem um trabalho preventivo inspecionando a produção de sementes, de acordo com padrões internacionais.

Assista nossa aula sobre Manejo Integrado de Pragas

Em empresas agropecuárias e agroindustriais

Defesa vegetal na agroindústriaSendo os profissionais desta área responsável pelos registros e credenciamentos das agroindústrias, estão sob responsabilidade de fiscalização:

– todos os laboratórios de diagnóstico sanitário e fitossanitário;

– as distribuidoras de insumos agropecuários;

– as distribuidoras de sementes e mudas;

– o credenciamento de campos de produção.

 

Em laboratórios

Defesa vegetal em laboratóriosA atividade de fiscalização é coberta pelas análises laboratoriais que garantem a classificação, a qualidade dos produtos e a segurança dos alimentos, a saúde vegetal e a qualidade dos insumos agrícolas, como agrotóxicos, fertilizantes e sementes. Entre estas está os diagnósticos de doenças vegetais como a ferrugem asiática da soja e os produtos de origem vegetal, como o café. Através dos laboratórios se encontra também a detecção de resíduos biológicos, como hormônios, resíduos químicos e agrotóxicos. Avalia-se também a eventual presença de toxinas em alimentos, como as micotoxinas, e a qualidade das bebidas destinadas ao consumo.

 

Concluindo, o Fiscal Agropecuário Agrônomo exerce um trabalho muito importante para a população trazendo segurança à maioria dos produtos que estão nas prateleiras dos supermercados. Isso porque em seu trabalho atua desde o princípio da cadeia produtiva, desde a produção dos insumos agrícolas, como as sementes e agrotóxicos, até o processamento destes produtos, e finalmente no supermercado garantido a qualidade do produto final para o consumidor.

 

Se o seu sonho é a carreira de Fiscal Agropecuário, estude com segurança e eficiência, contando com professores especialistas e conteúdos 100% atualizados. Conheça nossa metodologia de preparação e aprovação com resultados comprovados: Combo Preparação Permanente para Engenheiros Agrônomos

Combo MAPA Agrônomos