Diante do aumento expressivo da competitividade do mercado, surgem profissões essenciais para o bom funcionamento das organizações e empresas. Falaremos hoje sobre o gestor da qualidade de alimentos.

Quer entender mais sobre quais são as suas habilidades e sobre o que mercado hoje exige deste profissional? Continue a leitura!

O que é o Gestor da Qualidade em uma Organização?

O Gestor da Qualidade é o profissional responsável por acompanhar as etapas de recebimento das matérias-primas, produção e controle final dos produtos da empresa em que atua, visando, assim, garantir a qualidade e a segurança do alimento produzido.

É um profissional que deve respeitar as regras e normas da ISO e incluí-las nas suas análises, alinhando com a política da empresa e zelando pela qualidade dos produtos a serem entregues aos clientes.

Diariamente, esse profissional irá planejar, coordenar e supervisionar o controle de qualidade dos produtos, percorrendo toda a área de produção e laboratórios, para acompanhar os processos e as análises físico-química das amostras, matérias-primas, ingredientes e produção. 

De fato, é aquele profissional que faz a supervisão das atividades e operações. Essa responsabilidade o é dada, por ser uma pessoa que possui maior conhecimento e visão ampla das atividades, o que o capacita para liderar e orientar os demais colaboradores.

Contudo, o que mercado espera desse profissional?  Quais habilidades e competências são exigidas para ser desejado pelas grandes empresas?

Habilidades exigidas de um Gestor da Qualidade

Como vimos até aqui, o cargo de Gestor da Qualidade é vital para uma organização. Por ser o elo de conexão entre colaboradores e diretores, é importante que esse profissional seja também um bom Gestor da Equipe e tenha domínio das principais habilidades exigidas do mercado.

Confira a lista das competências mais desejadas:

  • capacidade de liderança; 
  • habilidade em gestão de pessoas;
  • pró-atividade;
  • determinação;
  • dinamismo;
  • boa comunicação;
  • capacidade de planejamento e gestão de projetos;
  • perfil inovador;
  • sentimento de dono;
  • flexibilidade; 
  • perfil analítico;
  • foco em resultados;
  • capacidade de relacionamento interpessoal;
  • conhecimento amplo do negócio.

Explicando um pouco mais sobre algumas destas habilidades:

Capacidade de liderar

Como Gestor de Equipe, cabe ao líder motivar o seu time e inspirar confiança.

Mário Sérgio Cortella, em seu livro Ansiedade: Como enfrentar o mal do Século, diz que quem impõe ideias, seja através do tom de voz exacerbado, da pressão social, da pressão financeira, de cobranças excessivas ou de discursos intermináveis, não é formador de pensadores, mas formador de servos, de pessoas passivas e intimidadas. 

Ainda de acordo com Cortella, há muitos líderes que jamais foram dignos do poder que possuem, pois, não sabem libertar o potencial intelectual dos seus liderados. Eles os asfixiam e não fornecem oxigênio para que expressem suas ideias e sejam criativos, proativos e empreendedores. Têm necessidade de ser o centro. E ninguém é digno do poder, se o ama acima das pessoas que lidera. 

A visão do profissional deve ser a de processo, não de hierarquia. Nesse processo, faz-se necessário compartilhar o poder. Ao contrário do que ocorre em operações matemáticas, em que a divisão gera partes menores, quando o poder é dividido, o efeito é multiplicado.

Liderar é uma habilidade bastante complexa. Não basta apenas coordenar, deve-se saber como coordenar e como orientar e inspirar os colaboradores a partir dos seus ideais.

Dominando essa habilidade, o profissional torna-se capacitado para conduzir os colaboradores da sua equipe a favor dos desejos da empresa, extraindo sabiamente o melhor de cada profissional. 

Habilidade em gerir pessoas

É importante que o Gestor da Qualidade saiba realizar uma gestão de pessoas eficaz.

Apresento em seguida, seis dicas importantes para se fazer uma boa gestão de pessoas em sua empresa.

  1. Dê feedbacks – o colaborador precisa entender os seus erros e acertos para evoluir sempre;
  2. Seja transparente – seja claro e objetivo sobre o que a empresa necessita de seus colaboradores;
  3. Reconheça talentos – trabalhar duro, atingir metas e não receber o devido reconhecimento vai desmotivar o seu time;
  4. Lidere pelo exemplo – mostre o caminho, ensine, delegue, cobre e oriente. Mostre que a equipe pode seguir o seu líder!
  5. Acompanhe a evolução – confira como cada colaborador está crescendo na empresa e dê apoio, se necessário;
  6. Retenha seus talentos –  se você fizer de tudo certo, seus talentos vão evoluir e querer continuar ao seu lado, porque vale a pena!

A capacidade da liderança, aliada a uma boa gestão de equipes é uma das habilidades mais buscadas por empresas no mundo todo, justamente para que a motivação dos colaboradores não seja feita de maneira unilateral.

Capacidade de Inovação

A competição entre as empresas exige, cada vez mais e o mais rápido possível, a criação de novos produtos ou processos. No setor da qualidade e nas indústrias de alimentos, não seria o contrário.

É importante que o Gestor da Qualidade seja capaz de pensar diferente, para que consiga apresentar novas ideias e perspectivas.

Entretanto, desenvolver essa habilidade, nem sempre é fácil. É necessário que esse profissional invista no seu autoconhecimento, procure sempre por atualizações, amplie o seu networking e tenha uma postura proativa.

Trabalho em Equipe 

Você sabe trabalhar em equipe? Caso a resposta seja não, ou talvez, é importante que você reflita. Digo isso, pois o trabalho em equipe é uma das competências mais valorizadas no mercado, devido às exigências advindas de clientes, fornecedores e concorrentes. 

Nesse contexto, o gestor que possui uma boa relação com todos da sua equipe, tem também maior facilidade em motivá-los. Dessa forma, ao dominar essa habilidade, o profissional passa a se destacar, perante o mercado cada vez mais competitivo e sujeito a mudanças aceleradas.

Ter sentimento de dono 

Para ser um Gestor da Qualidade valorizado no mercado, é essencial que o profissional tenha essa competência bem estabelecida. É importante que ele “vista a camisa da empresa” e tome atitudes que visam a melhoria da organização. 

O profissional que se coloca como “sócio” da empresa é aquele que mais se destaca. É preciso ter postura ativa para apresentar soluções que possam viabilizar o exercício das atividades. 

Pensar como dono é ter uma responsabilidade maior pelas suas entregas, é ter um comprometimento acima da média, entendendo que, ao entregar excelência máxima, o crescimento é garantido.

Dessa forma, o domínio dessa competência trará confiança ao empresário, que acreditará mais na sua capacidade, uma vez que, o gestor da qualidade, é o responsável pelo recebimento de matérias-primas, processamento e liberação de produtos. 

Como está o mercado para o Gestor da Qualidade?

E afinal, o que os donos ou gerentes de grandes empresas dizem sobres dificuldades de contratação? O que esperam desse tipo de profissional? Porque ainda existem tantos profissionais fora do mercado de trabalho?

De acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), as indústrias brasileiras ainda têm dificuldade em contratar profissionais capacitados, mesmo com o desemprego atingindo cerca de 12 milhões de pessoas. 

Percebe-se que a vaga existe, mas, muitas vezes, a empresa não consegue preenchê-la, uma vez que faltam profissionais qualificados e que se alinhem com as descrições da vaga ofertada.

Gestores de empresas do setor alimentício relatam essa dificuldade, e dizem que a indústria encontra sim dificuldades tanto na contratação como na retenção de talentos.

Dessa forma, uma das alternativas encontrada pelo setor é o treinamento e a capacitação de profissionais. Porém, pequenas e médias empresas declaram ter dificuldade em se realizar tal investimento.  

Como gestores, o que devemos fazer?

Sabemos que o setor alimentício está em crescente expansão, o que promove um aumento da competitividade entre as marcas e maior exigência do mercado para produtos de qualidade mais elevada com menos desperdício e com processos mais eficientes.

Assim, a presença de um Gestor da Qualidade torna-se fundamental para as empresas, pois sempre existirá necessidade de contratação deste especialista para organizações que buscam maiores mercados.

É importante que o profissional se mantenha sempre atualizado e invista em cursos profissionalizantes da área, cursos de gestão e também gerenciais. Busque cursos de qualificação que se associem às políticas e objetivos da empresa na qual trabalha ou na área em que deseja atuar!

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O profissional que domina as principais habilidades exigidas do mercado passa a ser mais bem visto pelas empresas, já que consegue unir o conhecimento prático e teórico com técnica da gestão de equipes. Lucramos nós, com o desenvolvimento de um trabalho com qualidade, e lucram também as empresas, que investem em contratos de trabalho mais seguros e duradouros.

Leia também: Legislações sanitárias que todo gestor de qualidade deve saber

Autoria do redator do Ifope:
Mariana Pereira Santos