Neste texto, vou te contar exatamente o que nenhuma pós-graduação em alimentos pode te entregar em termos de conteúdo de resultados, apenas a do Ifope. Estamos cansados de teoria e de cursos que não levam os profissionais para o sucesso.
Em um artigo anterior mostramos 5 razões para fazer uma pós-graduação em alimentos, que já são primordiais para uma decisão tão importante. Agora, veja os pontos que vão realmente fazer a diferença.
O trabalho com alimentos, seja em indústrias, restaurantes, supermercados e açougues demanda muito conhecimento prático dos profissionais da área. E em uma área que está em constante evolução e com número crescente de concorrentes a pós-graduação em alimentos torna-se uma ótima alternativa. Por meio de cursos do tipo, aqueles que querem se especializar na área possuem chances de obter conhecimento focado no assunto, levando a uma rotina de trabalho com mais segurança e resultados.
Mas, simplesmente se matricular em um curso não faz de você um expert no assunto. É preciso que a especialização em alimentos que você decidir fazer seja de qualidade e entregue aquilo que você precisa: conhecimento teórico e, principalmente, conhecimento prático. E é isso que o Ifope Educacional se compromete a entregar em seus cursos.
Vamos falar um pouco sobre o foco prático que os cursos do Ifope apresentam, além da metodologia de ensino e das características que são diferenciais. Após ler tudo, você saberá o porquê que a nossa pós é capaz de melhorar o seu dia a dia profissional gerando resultados concretos na sua rotina.
Visão sistêmica:
Seja qual for a sua área no setor alimentício, uma afirmação é certa: nós não trabalhamos apenas com a aplicação de conhecimentos teóricos que envolvem legislações e tecnologias de alimentos. O dever é muito mais abrangente, englobando gestão de pessoas, liderança, relacionamento interpessoal e muito mais.
Por não ter todas essas aptidões, muitos profissionais encaram dificuldades na rotina de trabalho. Pois, às vezes até sabem muito sobre a teoria, mas, enfrentam barreiras no relacionamento com os colaboradores ou até com os próprios gestores do sistema, fazendo com que qualquer tarefa não vá para frente.
Ou há casos em que o profissional tem boa comunicação, sabe um pouco de teoria, mas nunca trabalhou na área, carecendo de conhecimento prático.
Seja qual for a situação, se você trabalha com alimentos é necessário que haja o desenvolvimento integrado entre habilidades. Só assim o sucesso profissional, pessoal e financeiro pode ser alcançado.
Método dos 4 pilares:
Pensando nas dificuldades enfrentadas pelos profissionais da área de alimentos e na necessidade de desenvolvimento integrado de habilidades como forma de melhorar as suas vidas, o Ifope desenvolveu a técnica dos 4 pilares.
1º pilar – conhecimento técnico aplicado à prática
Quando um profissional procura uma pós-graduação em alimentos ele está buscando, primeiramente, o conhecimento técnico que precisa para atuar no seu dia a dia. E neste quesito a nossa maior preocupação é a efetiva associação entre o teórico e o prático. Para que o aprendizado não seja apenas baseado em referências bibliográficas e notas de rodapés de livros. Mas, também no que é praticado no dia a dia das indústrias e serviços de alimentação.
Para sustentar esse pilar, nosso corpo de professores são profissionais com experiência de campo e amplo conhecimento teórico sustentado por mestrados e doutorados. Além disso, dão aulas com a didática que o nosso aluno merece, ensinando não somente “o que fazer”, mas “como fazer”.
E quanto à parte prática, diversos vídeos e materiais para downloads são disponibilizados para os alunos. Além de exercícios propostos pelos professores para fazer o aluno imaginar o que faria em situações reais que acontecem na indústria.
E pensando que, mesmo com uma boa didática, dúvidas ainda podem surgir, existe um canal em que o aluno pode entrar em contato com o professor para que ele esclareça o que for preciso.
2º pilar – conhecimento de mercado
A partir do momento em que o nosso trabalho é com alimentos, devemos estar cientes de tudo o que está envolvido com essa cadeia. Desde a história, passando pelas legislações e tecnologias empregadas e indo até as tendências de mercado.
Esse tipo de conhecimento é necessário para que o profissional tenha uma visão ampla, que o permite adotar estratégias adequadas a determinados estabelecimentos e momentos de mercado. Esse tipo de profissional é muito valorizado pelas empresas por serem dinâmicos e terem visão de líderes que os transformam em bons gestores do negócio.
3º pilar – formação profissional
Esse pilar diz respeito às competências de cada profissional que atua na cadeia. Seja ele gestor, supervisor, Responsável Técnico (RT), consultor, fiscal ou gerente.
Depois de falarmos sobre o conhecimento técnico é necessário que cada profissional saiba quais são suas incumbências dentro dos estabelecimentos. Pois, um problema que ocorre entre muitos profissionais é a falta de esclarecimento da verdadeira função que devem desempenhar dentro de uma organização.
Ao saberem o que devem fazer, os profissionais podem focar com mais afinco nas suas funções e gerar resultados mais concretos para a empresa.
4º pilar – desenvolvimento profissional e pessoal
O que se busca neste pilar é desenvolver o potencial humano que cada profissional tem em habilidades importantes como gestão de pessoas, relacionamento interpessoal e gestão de conflitos.
Além disso, é preciso desenvolver nos nossos alunos conhecimentos de como estabelecer suas próprias metas e aprender a expandir sua rede de relacionamentos (networking), através do marketing pessoal ou não.
E nesse quesito, os nossos fóruns e grupos de discussão podem te oferecer a oportunidade de trocar experiências com profissionais de todo o Brasil, aumentando o networking com pessoas que trabalham na área.
Isso tudo dá certo mesmo?
Sim, é verdade que nenhuma outra especialização para profissionais da área de alimentos possui uma metodologia tão completa e prática, o que a torna ÚNICA.
Essa metodologia foi desenvolvida por profissionais com experiência na área de alimentos e também em processos pedagógicos que já foram aprovados por muitos alunos. A lógica dela é inquestionável, justamente por se tratar das reais dores destes profissionais. Suas dificuldades reais no dia a dia da indústria.
Por tudo isso, essa é uma metodologia exclusiva, que garante aos profissionais os resultados tão exigidos pela indústria, pois estarão munidos de todo o conhecimento necessário para tal.
Me responda o seguinte:
- Quanto vale seu reconhecimento profissional?
- Quanto vale sua paz em saber resolver as questões diárias do seu trabalho?
- Quanto vale seu conhecimento?
Tenho certeza que nada disso tem preço que pague, correto?
Portanto, se você pretende ser exclusivo na sua empresa, ser reconhecido pelo seu conhecimento técnico e prático integrados às suas habilidades de gestão, enfim, ser um profissional completo:
Conheça a Pós-graduação em Alimentos: Gestão da Qualidade, Higiene e Tecnologia de Produtos de Origem Animal.
Comentários