Neste texto, vou te contar exatamente o que nenhuma pós-graduação em alimentos pode te entregar em termos de conteúdo de resultados, apenas a do Ifope. Estamos cansados de teoria e de cursos que não levam os profissionais para o sucesso.

Em um artigo anterior mostramos 5 razões para fazer uma pós-graduação em alimentos, que já são primordiais para uma decisão tão importante. Agora, veja os pontos que vão realmente fazer a diferença.

O trabalho com alimentos, seja em indústrias, restaurantes, supermercados e açougues demanda muito conhecimento prático dos profissionais da área. E em uma área que está em constante evolução e com número crescente de concorrentes a pós-graduação em alimentos torna-se uma ótima alternativa. Por meio de cursos do tipo, aqueles que querem se especializar na área possuem chances de obter conhecimento focado no assunto, levando a uma rotina de trabalho com mais segurança e resultados.

Mas, simplesmente se matricular em um curso não faz de você um expert no assunto. É preciso que a especialização em alimentos que você decidir fazer seja de qualidade e entregue aquilo que você precisa: conhecimento teórico e, principalmente, conhecimento prático. E é isso que o Ifope Educacional se compromete a entregar em seus cursos.

Vamos falar um pouco sobre o foco prático que os cursos do Ifope apresentam, além da metodologia de ensino e das características que são diferenciais. Após ler tudo, você saberá o porquê que a nossa pós é capaz de melhorar o seu dia a dia profissional gerando resultados concretos na sua rotina.

Visão sistêmica:

Seja qual for a sua área no setor alimentício, uma afirmação é certa: nós não trabalhamos apenas com a aplicação de conhecimentos teóricos que envolvem legislações e tecnologias de alimentos. O dever é muito mais abrangente, englobando gestão de pessoas, liderança, relacionamento interpessoal e muito mais.

Por não ter todas essas aptidões, muitos profissionais encaram dificuldades na rotina de trabalho. Pois, às vezes até sabem muito sobre a teoria, mas, enfrentam barreiras no relacionamento com os colaboradores ou até com os próprios gestores do sistema, fazendo com que qualquer tarefa não vá para frente.

Ou há casos em que o profissional tem boa comunicação, sabe um pouco de teoria, mas nunca trabalhou na área, carecendo de conhecimento prático.

Seja qual for a situação, se você trabalha com alimentos é necessário que haja o desenvolvimento integrado entre habilidades. Só assim o sucesso profissional, pessoal e financeiro pode ser alcançado.

Método dos 4 pilares:

Pensando nas dificuldades enfrentadas pelos profissionais da área de alimentos e na necessidade de desenvolvimento integrado de habilidades como forma de melhorar as suas vidas, o Ifope desenvolveu a técnica dos 4 pilares.

A técnica engloba e alia o conhecimento do mercado, a formação técnica e o desenvolvimento pessoal e profissional.

1º pilar – conhecimento técnico aplicado à prática

Quando um profissional procura uma pós-graduação em alimentos ele está buscando, primeiramente, o conhecimento técnico que precisa para atuar no seu dia a dia. E neste quesito a nossa maior preocupação é a efetiva associação entre o teórico e o prático. Para que o aprendizado não seja apenas baseado em referências bibliográficas e notas de rodapés de livros. Mas, também no que é praticado no dia a dia das indústrias e serviços de alimentação.

Para sustentar esse pilar, nosso corpo de professores são profissionais com experiência de campo e amplo conhecimento teórico sustentado por mestrados e doutorados. Além disso, dão aulas com a didática que o nosso aluno merece, ensinando não somente “o que fazer”, mas “como fazer”.

E quanto à parte prática, diversos vídeos e materiais para downloads são disponibilizados para os alunos. Além de exercícios propostos pelos professores para fazer o aluno imaginar o que faria em situações reais que acontecem na indústria.

E pensando que, mesmo com uma boa didática, dúvidas ainda podem surgir, existe um canal em que o aluno pode entrar em contato com o professor para que ele esclareça o que for preciso.

2º pilar – conhecimento de mercado

A partir do momento em que o nosso trabalho é com alimentos, devemos estar cientes de tudo o que está envolvido com essa cadeia. Desde a história, passando pelas legislações e tecnologias empregadas e indo até as tendências de mercado.

Esse tipo de conhecimento é necessário para que o profissional tenha uma visão ampla, que o permite adotar estratégias adequadas a determinados estabelecimentos e momentos de mercado. Esse tipo de profissional é muito valorizado pelas empresas por serem dinâmicos e terem visão de líderes que os transformam em bons gestores do negócio.

3º pilar – formação profissional

Esse pilar diz respeito às competências de cada profissional que atua na cadeia. Seja ele gestor, supervisor, Responsável Técnico (RT), consultor, fiscal ou gerente.

Depois de falarmos sobre o conhecimento técnico é necessário que cada profissional saiba quais são suas incumbências dentro dos estabelecimentos. Pois, um problema que ocorre entre muitos profissionais é a falta de esclarecimento da verdadeira função que devem desempenhar dentro de uma organização.

Ao saberem o que devem fazer, os profissionais podem focar com mais afinco nas suas funções e gerar resultados mais concretos para a empresa.

4º pilar – desenvolvimento profissional e pessoal

O que se busca neste pilar é desenvolver o potencial humano que cada profissional tem em habilidades importantes como gestão de pessoas, relacionamento interpessoal e gestão de conflitos.

Além disso, é preciso desenvolver nos nossos alunos conhecimentos de como estabelecer suas próprias metas e aprender a expandir sua rede de relacionamentos (networking), através do marketing pessoal ou não.

E nesse quesito, os nossos fóruns e grupos de discussão podem te oferecer a oportunidade de trocar experiências com profissionais de todo o Brasil, aumentando o networking com pessoas que trabalham na área.

Isso tudo dá certo mesmo?

Sim, é verdade que nenhuma outra especialização para profissionais da área de alimentos possui uma metodologia tão completa e prática, o que a torna ÚNICA.

Essa metodologia foi desenvolvida por profissionais com experiência na área de alimentos e também em processos pedagógicos que já foram aprovados por muitos alunos. A lógica dela é inquestionável, justamente por se tratar das reais dores destes profissionais. Suas dificuldades reais no dia a dia da indústria.

Por tudo isso, essa é uma metodologia exclusiva, que garante aos profissionais os resultados tão exigidos pela indústria, pois estarão munidos de todo o conhecimento necessário para tal.

Me responda o seguinte:

  1. Quanto vale seu reconhecimento profissional?
  2. Quanto vale sua paz em saber resolver as questões diárias do seu trabalho?
  3. Quanto vale seu conhecimento?

Tenho certeza que nada disso tem preço que pague, correto?

Portanto, se você pretende ser exclusivo na sua empresa, ser reconhecido pelo seu conhecimento técnico e prático integrados às suas habilidades de gestão, enfim, ser um profissional completo:

Conheça a Pós-graduação em Alimentos: Gestão da Qualidade, Higiene e Tecnologia de Produtos de Origem Animal.

Banner Pós POA
Seu Programa de Aceleração de Carreira na Indústria de Alimentos!