O uso da tecnologia de aplicação faz com o produtor tenha maior eficiência na utilização de defensivos agrícolas.
Mas afinal, o que é Tecnologia de Aplicação? Como é utilizada na agricultura? De que maneira ela pode te ajudar a melhorar as aplicações de defensivos?
Essas e outras perguntas, serão respondidas no artigo que preparamos para você. Confira!
Introdução ao assunto
Atualmente, com a maior preocupação em relação a contaminação do ambiente por defensivos agrícolas e a maior exigência quanto a qualidade dos alimentos comercializados, torna-se essencial aprimorar as técnicas de produção para minimizar os efeitos negativos ao ambiente.
Como já abordamos em outros artigos aqui no blog, as pragas e as doenças que afetam a produção agrícola, reduzem e depreciam a qualidade dos alimentos. Já as plantas daninhas, competem com as culturas por espaço, água, luz e nutrientes, reduzindo a produtividade.
Dessa forma, o emprego das técnicas de manejo integrado de pragas, doenças e plantas daninhas, juntamente com a utilização correta dos defensivos agrícolas, são ferramentas fundamentais que contribuem na produção de alimentos de qualidade.
Apesar de serem fundamentais para a agricultura, o uso de defensivos agrícolas pode oferecer riscos ao ambiente, por esse motivo, a tecnologia de aplicação deve ser planejada de maneira responsável e sustentável.
Os profissionais da Agronomia devem dominar as técnicas relacionadas a aplicação para realizar a recomendação adequada de cada produto.
Conceitos básicos
Tecnologia de Aplicação
A tecnologia de aplicação não se resume apenas ao ato de aplicar um herbicida, inseticida ou fungicida, mas sim na interação de vários fatores, ou seja, é definida como:
o emprego de todos os conhecimentos científicos, que proporcionam a correta colocação do produto no alvo desejado, de forma econômica e sustentável.
Aplicação x Pulverização
A pulverização é determinada como o processo físico-mecânico de transformação de uma substância líquida em gotas.
A aplicação é a deposição das gotas sobre o alvo desejado, com tamanho e densidade adequados ao objetivo proposto.
Defensivos agrícolas
Os defensivos agrícolas são os produtos químicos, físicos ou biológicos, utilizados para controlar os agentes que causam prejuízos à produção agrícola, como pragas, doenças e plantas daninhas.
Fatores que influenciam a tecnologia de aplicação
Os principais fatores que influencia a tecnologia de aplicação de defensivos agrícolas são:
- Clima;
- Alvo desejado;
- Tipo de produto;
- Veículo de ação do produto;
- Preparação da calda;
- Volume de aplicação;
- Escolha das pontas de pulverização.
Condições climáticas
As condições climáticas são extremamente fundamentais no momento da aplicação dos defensivos agrícolas.
O vento pode provocar a deriva das gotas numa maior ou menor distância, dependendo do seu tamanho. A temperatura e a umidade relativa do ar, são os fatores mais críticos, pois contribuem para a evaporação das gotas.
Nesse sentido, as condições ideais para a pulverização são:
- Umidade relativa do ar
Olá tudo bem qual definição daria para essas novas tecnologia em baixa vazão (BV) e ultra baixa vazão ( ubv) e o caminho da evolução da aplicação ou não ?
Olá, Gilson!
A definição de tecnologia de baixa vazão envolve a correta aplicação do produto no alvo, utilizando a quantidade necessária de forma econômica e com o mínimo de contaminação. É um conjunto de fatores que permite uma aplicação mais precisa.
No Brasil, a técnica do baixo volume terrestre vem sendo adotada em grande escala desde os últimos cinco anos, mas os países que mais utilizam são Argentina e Bolívia, que já adotaram a técnica há mais tempo.
A terminologia de “baixo volume” ou “baixa vazão” é muito relativa e ainda não é possível encontrar na literatura e de forma específica as taxas de aplicação que se enquadram nesta categoria. Porém, por conta da sua eficiência e dos ótimos resultados que vem apresentando, é possível sim que seja o caminho da evolução da aplicação.