Se concentrar nos estudos e garantir um bom rendimento das horas estudadas nem sempre é tarefa fácil. Por isso, se programar de maneira adequada e otimizar o tempo são imprescindíveis para obter bons resultados e, nesse sentido, os aplicativos para estudar podem ser uma ferramenta extremamente útil. 

Hoje, é possível encontrar aplicativos com uma enorme variedade de funções e, com eles, as informações ficam mais acessíveis e as atividades diárias mais organizadas. O ato de estudar se transforma, então, em algo dinâmico e interativo, e com apenas alguns cliques, você desenvolve atividades que antes exigiam muito mais tempo ou recursos materiais.

Pensando nisso, preparamos este post para você que está buscando maneiras de facilitar o seu estudo, de se organizar e de obter mais resultados. Confira, então, os melhores aplicativos para estudar, incluindo aplicativos para estudar para concurso!

Tipos de aplicativos para estudar 

As mudanças e inovações da era tecnológica revolucionaram os métodos de estudos, independentemente se você é ensinado ou se você estuda sozinho. Hoje, além dos tradicionais livros e apostilas, é possível ter acesso a inúmeros outros meios para obter aprendizado, que podem, inclusive, contar com recursos para facilitar a memorização ou para organizar as horas de estudo.

Você pode utilizar esses aplicativos de duas maneiras principais: a primeira é por meio da organização e otimização de seu tempo. Essa esquematização pode ser feita com o uso de apps que estimulam a concentração ou que permitem a criação de uma agenda organizada, que tem como objetivo elencar as tarefas a serem realizadas naquele dia, naquela semana ou naquele mês. 

Existem também aplicativos que contam com métodos de espaçamento de estudo, intercalando momentos de folga com momentos de foco de acordo com um tempo pré definido. 

Uma outra maneira é por meio de aplicativos para estudo que contêm bancos de questões ou que programam revisões seriadas. Eles utilizam inteligência artificial para identificar quais questões e quais assuntos você está apresentando mais dificuldade e sugerem revisões mais frequentes dessas matérias. 

Vale ressaltar, porém, que você deve manter-se focado e saber utilizar esses recursos em prol da sua aprendizagem. Afinal, as opções de entretenimento e distração também estão ali, acessíveis a qualquer momento, e podem facilmente tirar a sua concentração no que é realmente necessário.

Você também pode gostar de ler: 3 Técnicas de estudo e memorização de longa duração para concursos públicos.

Os melhores aplicativos para estudar

Appblock 

Nós sabemos que, nesse mundo conectado em que vivemos, é muito difícil ficar longe das redes, mesmo que seja por um curto espaço de tempo. Por isso, nossa primeira dica de aplicativo para estudar é um app que bloqueia os demais aplicativos, permitindo que você tenha seu tempo para estudo sem se distrair com notificações e sem a tentação de checar as redes sociais. 

O AppBlock é capaz de ajudar você a manter o foco em seus estudos uma vez que ele é responsável por bloquear temporariamente alguns apps e sites que podem lhe distrair. Assim, você controla um possível hábito de estar sempre mexendo no celular e se dedica mais aos estudos. 

O interessante é que esse aplicativo permite que você escolha por quanto tempo deseja manter o app ativo, sendo possível até mesmo definir as datas específicas de atividade. Dessa forma, assim que se iniciar o horário programado, você não tem mais acesso aos aplicativos que estão bloqueados até o fim do horário que está pré determinado, momento em que todos os aplicativos ficam liberados.

Seu principal objetivo é te ajudar a ter autocontrole e evitar distrações, promovendo uma sessão de estudos mais focada e, consequentemente, mais qualitativa. 

Trello

O Trello é um aplicativo prático e eficiente para organizar suas tarefas, que pode ser utilizado tanto no computador quanto no smartphone. Ele permite que seus compromissos e metas sejam colocados em um calendário, facilitando sua organização.

Ele ainda possibilita que você ordene essas tarefas de acordo com o grau de prioridade, te ajudando a priorizar o que é mais importante, além de ter a opção de montar checklists e de sinalizar quando o prazo de conclusão das atividades está próximo de expirar.

Aprovado

Se você busca por um aplicativo de estudo grátis e de fácil usabilidade, o Aprovado é um gerenciador de estudos que irá lhe ajudar a passar em vestibulares, concursos e, até mesmo, em provas de graduação.

Nesse aplicativo você tem a possibilidade de registrar seus estudos, analisar gráficos e ainda deixar registrado o seu histórico, para que você tenha um controle de seu desempenho e de sua dedicação aos estudos.

Suas funções básicas são:

  • Gerenciamento do tempo de aprendizado: você coloca quando começou e quando finalizou, podendo, assim, contabilizar com exatidão o quanto se dedicou;
  • Criar alarmes: você pode programar melhor o seu tempo e saber quando deve finalizar as atividades;
  • Sincronização: é possível acompanhar suas atividades e seu progresso aonde quiser. Esse aplicativo para estudo permite a sincronização com o seu celular, seu tablet e seu computador, de maneira que você possa estudar em casa ou na rua. Ele também permite estudar no modo offline e, ao conectar com a internet, sincronizar todo o seu progresso;
  • Integração e backup: Utilizando a mesma senha e e-mail você acessa sua conta em qualquer dispositivo, sem perder nada do progresso feito nos outros aparelhos. Afinal, ao sincronizar seus dados, automaticamente é feito um backup que fica disponível sempre que você entra na sua conta;
  • Compartilhamento dos seus estudos: esse aplicativo permite, por fim, que você mostre aos seus amigos e familiares que você está se esforçando e apresente seus resultados. Isso estimula todos a estudarem juntos e a sempre se manterem em dia com as tarefas programadas.

Pomicro

Esse aplicativo funciona basicamente como um temporizador. Seu objetivo é melhorar a concentração e aumentar a produtividade nos estudos. 

O Pomicro foi desenvolvido com base na técnica Pomodoro, que intercala períodos de 25 minutos de atenção focada e pausas de até 5 minutos para relaxamento. Esse método é baseado na ideia de que pausas frequentes podem aumentar a agilidade mental. 

O passo a passo para utilizar essa técnica adequadamente é bem simples:

  1. Escolher e listar as tarefas a serem executadas;
  2. Ajustar o cronômetro para o tempo desejado (geralmente 25 minutos);
  3. Escolher a tarefa inicial;
  4. Trabalhar na tarefa escolhida até que o alarme toque. Se alguma distração importante surgir, anotá-la e voltar o foco imediatamente à tarefa;
  5. Quando o alarme tocar, fazer uma marcação em um papel para contabilizar a quantidade de intervalos.
  6. Enquanto houver menos de 4 marcações, fazer sempre pausas curtas (5 minutos);
  7. Depois da quarta marcação, fazer uma pausa mais longa (10-30 minutos), zerando a contagem de marcações e retornando ao passo 1.

Evernote

O Evernote funciona como um caderno virtual. Ele dispõe de recursos que ajudam o estudante a organizar tarefas e registrar os conteúdos em diversos formatos, como textos ou fotos comentadas.

Com esse aplicativo para estudar é possível criar cadernos de anotações para diferentes matérias, inserir arquivos, textos em PDF, apresentação de slides, fotos, prints de tela e até mesmo gravar áudios.

Ele é interessante porque permite a criação de uma conta que pode ser acessada por meio de apps de celulares ou do navegador da web, de maneira que você pode carregar suas anotações consigo para qualquer lugar. 

QConcursos

O QConcursos é um aplicativo para estudar para concursos, principalmente. Ele é bem rico nas suas funções, permitindo a criação de cadernos de estudos, o compartilhamento de conteúdos com outros estudantes e a resolução de questões.

Ele permite que as questões sejam filtradas a partir do seu ano, do seu tema principal ou específico e da instituição a qual ela pertence. Isso ajuda muito no processo de revisão do estudante, permitindo que ele possa sempre checar se o conhecimento adquirido está sendo o suficiente para resolver as principais questões.

Easy Study

Como já dissemos algumas vezes, uma boa organização é a chave do bom desempenho nos estudos. Nesse sentido, o Easy Study é um ótimo aplicativo para estudar, uma vez que ajuda você a organizar sua rotina, planejando seus estudos.

Sua utilização é simples, sendo necessário apenas três passos para criar um plano de estudos:

  1. Informar as matérias a serem estudadas;
  2. Preencher quantas horas você deseja estudar a cada dia;
  3. Confirmar se está da maneira que você deseja e se encaixando bem no seu dia a dia.

Esse aplicativo para estudar é interessante porque ele permite a organização da rotina 

para que você possa rever as matérias que já finalizou. Além disso, ele possui várias funcionalidades a sua disposição, mostrando o histórico de horas estudadas por dia e emitindo notificações das matérias que você precisa estudar naquele momento.

Quiz Up

O Quiz Up tem o objetivo de transformar os estudos em algo mais dinâmico e divertido. Nesse app, você escolhe as matérias que pretende estudar e começa a acumular pontos. Dessa forma, o aprendizado ganha o formato de um jogo de conhecimento e você pode competir com seus amigos ou com outros usuários de qualquer lugar do mundo.

Outras dicas importantes para os seus estudos

Os aplicativos para estudar são, sem dúvida, ferramentas extremamente úteis na hora de estudar e se preparar para provas e concursos. Contudo, algumas dicas importantes devem ser seguidas, independente do uso ou não dessas tecnologias. São elas:

  • Planeje sua rotina: liste seus compromissos diários, defina o tempo de execução para cada um deles e reserve um período específico para estudar;
  • Faça um cronograma: determine um dia ou mais para cada tema que você pretende estudar e destaque as matérias que precisam de mais atenção e cuidado;
  • Estabeleça prioridades: saiba identificar as atividades que são urgentes, as que são importantes, mas podem esperar, e as que são optativas. Uma maneira de se guiar na hora de definir as prioridades é a partir dos conteúdos mais cobrados em questões;
  • Trabalhe sempre com metas e prazos: estipule pequenos objetivos diários para alcançar e foque em um de cada vez;
  • Tenha compromisso com seus estudos: mesmo se você estudar sozinho, seja responsável, não procrastine e se esforce para cumprir todos os passos citados acima.

Conclusão

Você conheceu um pouco mais sobre os aplicativos para estudo que podem te ajudar a ter um desempenho melhor e alcançar os seus objetivos. Mas não se esqueça de contar sempre com o Ifope para te conduzir rumo à sua aprovação! Não deixe de conferir os nossos cursos preparatórios para concursos e, se você tem dúvidas, consulte um dos nossos consultores de aprovação!