Em meio a muitas especulações bate aquela incerteza: afinal, pode ou não pode ter concurso em ano eleitoral? Há alguma restrição? Mas e no caso da aprovação, posso ser nomeado e tomar posse no meu cargo?

Nós afirmamos que SIM! Pode e vão haver concursos em 2018, mesmo sendo ano de eleição. Não há nenhum motivo para preocupar-se com isso!

Conforme entendimento do Tribunal Superior eleitoral “os concursos públicos não estão proibidos em ano eleitoral, podendo ser realizados a qualquer tempo, antes e depois das eleições.”

A Lei que dispõe sobre o assunto é a n. 9.504 de 1997, mas especificamente no Art. 73 e deixa claro que não é proibida a abertura e realização de concursos públicos em ano de eleição.

Ou seja, os certames que estão previstos ou encaminhados poderão acontecer normalmente. Poderá ser aberto concurso público em qualquer órgão ou entidade durante todos os meses deste ano. Então não perca o ritmo em seus estudos, as provas acontecerão normalmente!

Confira a lista que preparamos com os melhores CONCURSOS PARA AGRÔNOMOS previstos e autorizados!

No entanto, a lei diz que não se pode nos três meses que antecedem ao pleito até a posse dos eleitos nomear, contratar ou admitir para cargos relacionadas aos Poderes Legislativo e Executivo nas esferas em que ocorrem eleições, no caso de 2018, a federal (presidente) e a estadual (governador). Isso para que o chefe do Poder Executivo ou os mandatários do Legislativo não se utilizem dos cargos para desequilibrar o jogo eleitoral.

Reafirmando, de acordo com essa lei a abertura, realização e as nomeações de todos os demais concursos não sofrem mudanças e podem ocorrer sem restrições.

E toda semana novos editais estão sendo publicados, isso significa que é hora de intensificar sua preparação para garantir sua vaga. Portanto, mantenha-se focado em seus estudos e não deixe que rumores ou especulações infundadas o desanimem.

Para ajudá-lo em seu preparo fizemos um artigo com 9 dicas essenciais de preparação para concurso de engenheiro agrônomo, coloque-as em prática e saia na frente da concorrência!