Pensada para incentivar a consistência de normas relacionadas à segurança de alimentos, a certificação FSSC 22000 é reconhecida em todo o mundo. Ela fornece os requisitos necessários para garantir a segurança e a qualidade dos produtos na indústria de alimentos. Por isso, cada vez mais as empresas têm procurado garantir essa certificação.

Mas você sabe do que ela trata e o que tem a ver com a ISO 22000? Continue lendo este texto para saber o que você precisa sobre a FSSC 22000.

O que é FSSC 22000? 

O termo FSSC 22000 é uma sigla para Food Safety System Certification que, em tradução, quer dizer Certificação de Sistema de Segurança Alimentar. Portanto, trata-se de uma certificação (ou norma) que tem o objetivo de monitorar e garantir a produção e distribuição de alimentos com segurança e qualidade.

Além disso, a FSSC 22000 é reconhecida internacionalmente. É um tipo de abordagem voltada à segurança de alimentos bastante abrangente, pois gerencia riscos em toda a cadeia de produção e fornecimento de alimentos. Vale destacar que é desenvolvida para fabricação, cultivo, transporte, armazenamento, embalagens, catering e varejo de alimentos.

Outro ponto interessante é que a FSSC 22000 foi criada para garantir a qualidade dos sistemas de gestão de segurança de alimentos, tanto para consumo humano quanto para consumo de animais. A norma é aplicada, em geral, sobre:

  • produtos hortícolas (de horta);
  • produtos de origem animal perecíveis;
  • produtos com vida útil longa em temperatura ambiente;
  • ingredientes alimentares (exceto suportes técnicos e tecnológicos);
  • embalagens de alimentos.

Em suma, por meio das condições estabelecidas pela norma, o mercado de alimentos torna-se seguro para seus consumidores.

Quais as vantagens da FSSC 22000 para a empresa?

A FSSC 22000 auxilia empresas a gerir a segurança de alimentos em toda a cadeia de produção, estabelecendo e melhorando seu controle. Por isso, quem tem o certificado consegue transmitir maior confiabilidade ao consumidor devido à relevância desse documento. 

Acrescenta-se ainda que a FSSC 22000 é respaldada pela Global Food Safety Initiative (GFSI), Iniciativa Global de Segurança Alimentar, em tradução. Iniciada nos anos 2000, a GFSI é uma entidade sem fins lucrativos que, unida a especialistas, fabricantes, fornecedores e prestadores de serviços alimentares, trabalha para o avanço da segurança de alimentos.

Como conseguir a FSSC 22000?

Primeiramente, a empresa que deseja conseguir a certificação deve entrar em contato com um órgão certificador, além de estar em dia com o cumprimento dos requisitos estabelecidos pela norma.

O certificado de conformidade com a norma FSSC 22000 é emitido por empresas terceirizadas que ofereçam esse tipo de serviço à organizações do mercado de alimentos. Para saber sobre exigências e indicações, é possível acessar o site da FSSC 22000, que fornece mais informações para a empresa que deseja conseguir o certificado de segurança de alimentos.

Posteriormente, para verificar se a empresa cumpre as normas estabelecidas pela FSSC 22000 é realizada uma inspeção por meio de auditoria interna. Nesse momento são avaliados processos e áreas intimamente relacionados com a segurança do produto.

Vale ressaltar que os auditores devem estar preparados para realizar as auditorias com treino e qualificação. Para isso, há uma série de órgãos responsáveis por fornecer a capacitação necessária na formação de auditores. 

Qual a diferença entre ISO 22000 e FSSC 22000?

A FSSC 22000 é baseada na ISO 22000, uma norma internacional do sistema de gestão alimentar amplamente reconhecida. A ISO 22000 é uma norma da Organização Internacional de Normalização (ISO), que busca combater qualquer perigo na produção de alimentos.

O objetivo da ISO é implementar melhorias e programas de monitoramento que garantam a segurança de alimentos em empresas e organizações do ramo alimentício. Por meio das diretrizes da ISO 22000 é possível realizar análises de perigo e de pontos críticos de controle em empresas alimentícias.

Portanto, a ISO 22000 abrange todas as empresas relacionadas ao ramo de alimentos. Ela se destina a produtores, equipamentos, ingredientes, aditivos e materiais de embalagem e de limpeza.

Saiba que, quando uma empresa obtém a certificação na ISO 22000, ela passa a atender às exigências de vários varejistas internacionais e de grandes empresas alimentícias, oferecendo à organização segurança e confiabilidade na venda de produtos. Além disso, ela fornece o que é necessário para garantir a segurança de alimentos ao longo de toda a cadeia produtiva, como:

  • gestão do sistema;
  • comunicação interativa;
  • controle de riscos para a segurança de alimentos por meio de programas de pré-requisitos e planos PCC;
  • melhoria e constante atualização do sistema que gere a segurança de alimentos.

Em suma, a ISO 22000 e a especificação técnica são responsáveis por detalhar como e quais programas de pré-requisitos devem ser implementados para uma empresa conseguir a certificação FSSC 22000.

Além de integrar a ISO 22000:2018, a FSSC 22000 é apoiada pela Confederação das Indústrias Alimentares da UE (CIAA) e combina as normas da ISO 22000 com as exigências do Programa de Pré-requisitos (PRPs), do Programa de Pré-requisitos Operacionais (PPRO) e do Ponto Crítico de Controle (PCC).

Clique aqui para saber mais sobre a ISO 22000.

O que são PRP, PPRO e PCC?

Em primeiro plano, o Programa de Pré-requisitos (PPR) estabelece quais são as condições básicas e quais atividades são necessárias para garantir a higiene no ambiente da produção de alimentos. O PPR define os meios adequados para a produção, manipulação e suprimento de produtos alimentícios seguros para consumo.

Dependendo do que empresa trata, o PPR pode ter um nome específico. Exemplos: Boas Práticas de Fabricação, Boas Práticas de Armazenagem ou Boas Práticas de Transporte.

A partir da identificação do PPR, o Programa de Pré-requisito Operacional (PPRO) é definido. Para evitar contaminações, o PPRO fica responsável por identificar qualquer perigo à segurança de alimentos no ambiente produtivo. E, para prevenir ou eliminar o perigo, a etapa de Ponto Crítico de Controle (PCC) é introduzida.

Quais os benefícios da ISO 22000 e da FSSC 22000 para a empresa?

A ISO 22000 possibilita:

  • a implementação de controles de risco em toda a cadeia;
  • mais confiança em relação às práticas adotadas para controlar riscos;
  • introdução de processos reconhecidos internacionalmente ao negócio;
  • maior transparência quanto às responsabilidades e à prestação de contas;
  • uma melhoria e atualização contínua dos sistemas, mantendo sua eficácia.

Já FSSC 22000 ajuda a:

  • promover a harmonia internacional com a ISO 22000;
  • proporcionar uma abordagem séria à segurança de alimentos;
  • tornar as normas de segurança de alimentos mais transparentes;
  • assegurar a avaliação e monitoramento correto de toda a cadeia alimentar, baseando-se em processos e empregando todos os programas de pré-requisitos necessários;
  • otimizar o controle de processos internos – o que ajuda a minimizar os riscos em relação aos alimentos;
  • auxiliar na garantia de abordagens corretivas e preventivas sobre a gestão de segurança de alimentos;
  • fazer com que consumidores, clientes e partes interessadas tenham mais confiança na empresa;
  • melhorar a proteção da marca;
  • aperfeiçoar a gestão da cadeia de fornecimento;
  • garantir a identificação sistemática e a gestão de processos interligados;
  • imprimir maior efetividade e eficiência às auditorias de terceira parte;
  • reduzir custos através da melhoria na eficiência de processos e auditorias internas e externas;
  • aliviar a pressão que existe em relação às fiscalizações das agências regulatórias, visto que essas agências podem usar a FSSC 22000 como um primeiro ponto para a avaliação.

O que podemos concluir?

Como conclusão, podemos dizer que a certificação FSSC 22000 e a ISO 22000 podem trazer uma série de benefícios para as empresas. Lembrando que, além de estar ligada à segurança de alimentos, a FSSC 22000 é uma ferramenta de gestão dos negócios relacionada também a processos industriais.

Se você já atua ou deseja atuar no ramo da indústria de alimentos, não deixe de conferir nossa pós-graduação em Gestão da Qualidade e Segurança de Alimentos. Para saber mais informações, clique aqui!

E, se tiver gostado do texto, deixe seu comentário abaixo e compartilhe nas redes sociais!