A pesquisa por legislação de alimentos parece uma tarefa fácil, pois em uma rápida busca no Google encontramos facilmente a legislação desejada, não é verdade?

Mas e se essa legislação estiver revogada ou tiver passado por alterações importantes? Imagine só se você estuda e baseia todo o seu processo produtivo nessa legislação desatualizada. Logo, a empresa que você trabalha estará irregular junto ao órgão fiscalizador!

Além disso, muitas empresas não possuem um setor específico de regulatórios, ou mesmo que tenha, é muito importante que os profissionais da área de alimentos, do setor de produção, qualidade ou regulatórios, fiquem por dentro das legislações atualizadas e saibam realizar a pesquisa de forma correta! 

Então vem com a gente, pois temos algumas dicas valiosas para buscar corretamente as legislações de alimentos!

1) Sempre busque pelas legislações nos canais oficiais

No meio digital, você encontrará milhares de sites e blogs. Em alguns deles, inclusive, é possível encontrar legislação de alimentos na íntegra. No entanto, isso não significa que essas informações são confiáveis. Afinal, as legislações estão atualizadas.

Por isso, sempre faça buscas de legislação de alimentos nos canais oficiais, como:

Site Oficial do MAPA;

Site Oficial da ANVISA.

Tratando-se de legislações da ANVISA, uma das formas mais rápida e simplificada de se fazer a busca, é através da Biblioteca Temática de Alimentos.

Quando a legislação é referente ao MAPA, uma dica interessante é realizar a busca através do Módulo Cidadão do Sislegis .

2) Sites e blogs confiáveis

Se preferir consultar notícias ou resumo da legislação de alimentos que procura, certifique-se de consultar apenas sites e blog confiáveis. Existem canais que procuram compartilhar conteúdos tendo como referência o site oficial do MAPA ou da ANVISA.

Você pode aproveitar para acompanhar nosso blog e redes sociais, estamos sempre postando conteúdos atualizados e em conformidade com a legislação vigente. Além disso, nossos conteúdos são escritos e revisados por especialistas da área.

3) Fazer assinatura em canais de conteúdo

Existe a possibilidade de fazer assinatura de newsletter em canais de conteúdo. Newsletter significa Boletim Informativo e nada mais é do que uma publicação para assinantes que aborda diversos assuntos, como atualizações da área, artigos e notícias, por exemplo.

O envio desse tipo de comunicação é realizado de forma periódica no e-mail do assinante, podendo ser solicitada o cancelamento da assinatura sempre que desejar.

4) Rede de networking

Dispor de uma rede de networking é uma ótima forma de ficar atualizado quando o assunto é legislação de alimentos. Isso porque a troca de informações entre profissionais permite uma troca enriquecedora de conteúdo confiável. Por isso, manter sempre o contato com pessoas que atuam na mesma área de você, seja por grupos de WhatsApp ou perfis especializados no Instagram é uma dica valiosa na hora de pesquisar legislação de alimentos.

Fique atento! Por mais que os sites, blogs, canais de conteúdo ou sua rede de networking sejam fontes confiáveis, retorne sempre ao site oficial do MAPA ou ANVISA para conferir veracidade das informações!

Como vimos, pesquisar legislações de alimentos de forma adequada é possível a partir do momento que você toma alguns cuidados. Para ficar por dentro de algumas atualizações, aproveite e confira nosso artigo Novas Legislações da ANVISA: confira as principais mudanças do setor.

Gostou das dicas? Compartilha com a gente nos comentários como você costuma pesquisar o assunto.