Alguns dos objetivos comuns entre as indústrias de alimentos são a melhoria na eficiência dos processos, redução de custos e aumento de satisfação do consumidor. Para atingi-los, elas precisam de um profissional que trabalhe focado nesses ideais, como o gestor da qualidade.

Vem descobrir o que a indústria espera desse especialista e o que você precisa fazer para entrar nesse time de sucesso!

Mas afinal, o que faz um gestor da qualidade?

O gestor da qualidade dentro da indústria de alimentos é o responsável por acompanhar as etapas de produção e o resultado final dos produtos da empresa em que atua, visando, assim, garantir que estes estão de acordo com o que é previsto pelas normas e diretrizes gerais, tal como as da própria empresa.

Dessa forma, o desempenho desse profissional impacta direta e positivamente na satisfação dos clientes, uma vez que o que virá a ser comercializado terá passado por análises para que não ofereça riscos e insatisfações ligadas a qualquer ação negativa imprevista.

Suas principais atribuições na empresa são:

  • elaborar especificações, documentos e padrões de qualidade da organização;
  • adaptar processos aos parâmetros de legislações e normas (como as IS0 9001 e ISO 22000);
  • definir pontos de controle de qualidade dos alimentos;
  • definir indicadores a serem coletados;
  • realizar e analisar testes e relatórios de aprovação do produto final;
  • propõe intervenções com base em dados e análises microbiológicas;
  • realizar auditorias de verificação da qualidade;
  • coordenar reclamações de clientes com levantamento de feedback para melhor compreender os principais pontos de insatisfação, trabalhando em uma estratégia para futuras melhorias, a curto, médio e longo prazo;
  • realizar testes para aprovação de processos e produtos;
  • garantir capacitação dos colaboradores quanto a assuntos de qualidade;
  • gerir a Análise dos Pontos Críticos de Controle e as Boas Práticas de Fabricação;
  • identificação, mediante acompanhamento dos processos internos, de melhorias que podem ser realizadas na equipe e em seu modo de atuação;
  • conferência e aplicação de todas as normas referentes à gestão de qualidade.

O mercado do gestor da qualidade

O mercado de trabalho do gestor da qualidade exige alguns requisitos para que um profissional possa se adequar à função, como boa formação e empenho: isso porque as empresas comumente têm dificuldades para encontrar candidatos preparados para assumir um cargo de liderança e com tantas responsabilidades como esse.

Tais requisitos trazem profissionais com nível intelectual mais elevado, gerando melhorias constantes, aumento da qualidade dos alimentos e mais segurança para o consumidor.

Algumas funções que o gestor da qualidade pode assumir dentro da organização são:

  • Gerente de qualidade;
  • Auditor interno;
  • Coordenador da qualidade;
  • Analista de sistemas de qualidade;
  • Assistente de controle de processos;
  • Supervisor de processos de qualidade.

De forma geral, o competitivo mercado tem exigido desses profissionais uma postura menos operacional e mais estratégica. Isto é, se desligar da idealização em encontrar defeitos para descobrir soluções.

O perfil do gestor da qualidade

Embora uma graduação em Gestão da Qualidade/Engenharia de Produção ou Engenharia de Alimentos seja de extrema importância, um dos pontos que mais contam para esse profissional é ter especializações na área, como uma pós-graduação.

Geralmente, pessoas especializadas em Gestão da Qualidade são as mais contratadas. E mais do que os conhecimentos adquiridos pela grade curricular das especializações, há um valor inestimável de networking ao frequentar tais ambientes.

E isso é importantíssimo em tempos de instabilidade econômica! Afinal, muitas empresas buscam profissionais já preparados para realizar suas funções. Ao contar com funcionários especializados em seu time, as organizações diminuem custos em treinamentos. Além de aumentar as chances de melhorar a produtividade do negócio.

Como mostra a pesquisa do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), a pós-graduação está entre as opções viáveis de grande efetividade para fugir das estatísticas de desemprego. Segundo o levantamento, 65% dos pós-graduados estão empregados no nosso país.

Além da formação, o gestor da qualidade precisa ter boa capacidade analítica, facilidade para interpretar dados, boa comunicação, aptidão para realizar pesquisas de mercado, competência para identificar falhas e propor sugestões, capacidade de liderança e gestão e, claro, de preferência experiência prática.

Esse conjunto de características é o que torna o profissional mais competitivo no mercado de trabalho.

A importância da especialização para uma carreira de sucesso

Em um bate papo via Linkedin com alguns profissionais de grandes empresas de alimentos como Marfrig, M Dias Branco, Docile e Dohler Ingredientes, ficou evidenciado que profissionais com especializações têm prioridade em relação aos demais que participam dos processos seletivos. 

Vejam os comentários de quem entende do assunto:

“Busco sempre profissionais da qualidade que tenham brilho nos olhos e alinhamento com os valores da empresa. Também é necessário que tenham um perfil comportamental alinhado ao cargo e que tenham a parte técnica adequada a função.”  Luiz Felipe – Gerente de Qualidade

“Valorizo os profissionais especialistas em qualidade, porém enfrento dificuldades em encontrar mão de obra capacitada e focada.” Fabiana Rangel – Coordenadora de Garantia da Qualidade

“Eu como gestora da qualidade busco para o meu time profissionais qualificados, comprometidos, e dispostos a se manterem atualizados. A qualidade não para no tempo!”  Viviane Portugal – Gerente de Qualidade

“Tenho dificuldades em encontrar um profissional comprometido, que gosta do que faz e é atualizado. Além disso, os diferenciais na contratação para qualidade são capacitações técnicas e atualização na área”. Renata Guimarães – Especialista da Qualidade

“Para contratação busco profissionais com capacidade de enxergar o processo como um todo, criticando positivamente o que não está “adequado” propondo melhorias para evolução contínua! Valorizo muito um profissional capacitado, mas que tenha o entendimento de adequar o que se faz necessário! Não tem espaço hoje para profissionais que não tenham jogo de cintura para incorporar práticas regulatórias de forma impositiva! Tem que ter criatividade! As dificuldades na  contratação se referem a capacitação, visão de um todo da empresa e do processo, e a disponibilidade para enfrentar problemas e as frustrações do dia a dia!”  Cristiane Allgayer – Coordenadora de qualidade

Importante ressaltar que todos comentaram como a especialização abre portas para que o candidato seja avaliado e entrevistado com outros olhos, mas enfatizam que é preciso mostrar o quanto o curso agregou na prática à sua experiência profissional.

Reforçando essas considerações, a 54ª edição da Pesquisa Salarial, conduzida pela Catho Educação com mais de 2 milhões de profissionais, de mais de 25 mil empresas em 4.063 cidades de todo país, mostra que o mercado realmente reconhece profissionais mais bem qualificados.

Segundo os dados, os cursos de pós-graduação impactam diretamente no salário de um profissional. A pesquisa que considerou esses salários de acordo com níveis hierárquicos mostra, por exemplo, que profissionais com cargo de coordenação que possuem pós-graduação podem aumentar seus salários em até 53,7%. Já para os engenheiros com pós-graduação, o aumento de salário pode ser de até 47,5%.

Gestor da qualidade: Percentual de aumento salarial
Fonte: Catho Educação

Conforme podemos ver na imagem, é importante ressaltar que em todos os níveis hierárquicos o salário de pessoas mais bem qualificadas é maior, por isso, ter no currículo boas qualificações impactam diretamente na remuneração do profissional. E hoje, com o acesso à educação mais fácil, qualificar-se está deixando de ser um plus e passa a ser um requisito quase básico.

Mas enfim, conseguiu perceber a importância que o gestor da qualidade pode ter para a melhoria dos processos? Quer saber como se tornar um especialista no assunto?

76% dos executivos brasileiros dizem sentir muita dificuldade em encontrar profissionais qualificados no mercado, segundo a pesquisa da consultoria Robert Half que ouviu 5 mil presidentes e vice-presidentes corporativos em 13 países.

Seja responsável pela mudança dessa realidade e encontre seu propósito profissional garantindo sua especialização na área de Gestão da Qualidade e Segurança de Alimentos.

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Autoria da redatora do Ifope:
Larissa Melo