Para desenvolver a sua carreira e ser um profissional reconhecido é preciso estar em constante desenvolvimento. Por isso uma pós-graduação ou curso de capacitação são essenciais durante esse processo.

Se você já se formou ou já fez um curso, isso não significa que você não precisa continuar se desenvolvendo. Isso acontece porque para ser um profissional de sucesso na indústria de alimentos, a busca pelo conhecimento é uma etapa que não pode faltar.

E em cada categoria de curso  — seja uma pós-graduação ou curso de capacitação  —  existem vantagens, desvantagens e objetivos diferentes. Por esse motivo, no momento em que você decide se avançar na sua carreira é preciso saber qual curso escolher.

Para ajudar você com isso, neste artigo separamos algumas dicas para decidir qual o curso ideal para o que precisa. Continue acompanhando esse artigo para saber mais.

Para que serve cada categoria de curso?

Para você conseguir escolher o curso ideal é preciso primeiro entender qual o objetivo de cada um. 

A pós-graduação é um curso para os profissionais que já concluíram uma graduação e desejam se profissionalizar em uma área específica. 

Por exemplo, para médicos veterinários que desejam trabalhar na área da indústria de alimentos, existe uma pós-graduação em produtos de origem animal. Ela é designada para veterinários que querem aperfeiçoar os seus conhecimentos focados nesse produto.

Com base nisso, hoje existem vários cursos de pós-graduação para você se especializar. Por esse motivo, é preciso também ter atenção na escolha de qual dos cursos de pós-graduação é ideal para você.

Já os cursos de capacitação tem como intuito possibilitar que os profissionais desenvolvam algum aspecto no seu campo profissional, podendo ser uma habilidade, conhecimento ou até mesmo aperfeiçoamento em alguma ferramenta. 

Dessa forma, os cursos de capacitação são menores e não incluem um trabalho de conclusão de curso. 

Qual é a vantagem e desvantagem da pós-graduação ou curso de capacitação?

Tanto o curso de pós-graduação quanto o de capacitação possuem as suas vantagens e desvantagens. Com isso, uma ótima forma de decidir qual se adéqua melhor para a sua carreira, é entendendo os benefícios que cada um oferece. A seguir, mostraremos com mais detalhes quais são eles.

Pós-graduação

A primeira vantagem ao fazer uma pós-graduação é você aumentar as possibilidades de ser promovido. Em um curso de especialização, você consegue se especializar em uma determinada área e tornar o seu currículo mais atrativo.

Uma pós-graduação também permite que você se torne especialista em uma área. Com isso, é possível conseguir cargos melhores, executar atividades mais complexas e trabalhar com a área que você mais gosta.

Em relação às suas desvantagens, em um curso de pós-graduação  — devido ele se aprofundar em um determinado tema  — ele demora mais tempo para conclusão. Normalmente, esse curso pode variar entre 6 meses a 2 anos, sendo cerca de 360h.

Curso de especialização

Conforme citamos, um curso de capacitação é ideal para pessoas que desejam melhorar algum aspecto na sua profissão, sejam competências hard skills ou soft skills. 

Um curso de capacitação possui um tempo menor e pode ser finalizado em um mês dependendo da área.

Porém, a sua principal desvantagem é que você não se especializa em uma determinada área. Com ele, você aprende mais sobre o aspecto que deseja melhorar, mas não se torna especialista. 

Além disso, os cursos de capacitação são menos atrativos que uma pós-graduação, mas não deixam de ser relevantes para o seu currículo.

Como escolher o tipo de curso ideal?

Decidir entre uma pós-graduação ou curso de capacitação não é uma etapa fácil, mas existem algumas estratégias que vão ajudar você na decisão. A seguir, separamos elas para ajudar você.

Tenha em mente o seu objetivo

Ao longo deste artigo vimos que tanto um curso de capacitação quanto uma pós-graduação tem as suas vantagens. Por isso é preciso que você tenha em mente qual o seu objetivo para entender melhor aquele que vai ajudar você com isso. Por exemplo:

  • Você quer ser especialista?
  • Quer dominar uma ferramenta?
  • Quer superar as suas fraquezas no mercado?
  • Deseja entender mais sobre uma determinada área?

Todas essas perguntas são essenciais para você compreender o seu objetivo e, consequentemente, o curso que mais se adéqua àquilo que você espera.

Avalie as necessidades do mercado

Compreender o que o mercado exige também é uma maneira de você validar o curso que seja ideal para o que você procura e atender as necessidades do mercado. Um profissional com especialização em uma área no mercado, tem mais chances de conseguir um cargo atrativo em uma empresa. 

A seguir, separamos alguns cursos de capacitação na área de indústria de alimentos desejados no mercado:

  • Liderança e Gestão de Pessoas na Indústria de Alimentos
  • PAC + APPCC + BPF: Dominando os Sistemas de Gestão da Qualidade
  • ISO 9001 para a Indústria de Alimentos
  • FSSC 22000

Saiba mais sobre esses cursos de capacitação aqui.

No entanto, é importante ter em mente que avaliar somente as demandas do mercado não é uma boa alternativa. É preciso que você também escolha uma área que goste e sinta prazer em trabalhar.

Conheça os cursos disponíveis

Uma ótima forma de escolher entre uma pós-graduação ou curso de capacitação é conhecer os cursos disponíveis e como funciona cada metodologia. 

Hoje, existem vários vídeos e depoimentos de quem fez um desses cursos, que permite você visualizar e entender melhor cada um.

Além disso, é preciso que você pesquise sobre a grade dos cursos com interesse. Dessa forma, é possível verificar se o que você vai aprender ao longo do curso é algo que te atrai. 

Como escolher a melhor instituição?

Depois que você seguir os passos anteriores e entender qual o melhor curso para o seu perfil, é necessário escolher a instituição ideal para o que você precisa.

Uma sugestão é preferir por uma instituição que atenda os dois modelos, pois ela vai contar com uma rede acadêmica altamente qualificada e maiores opções de cursos para você.

Além disso, é preciso optar por uma instituição reconhecida pelo MEC. O reconhecimento possibilita que a certificação do seu curso tenha valor no mercado.

Outra dica é escolher por uma instituição que tenha uma metodologia organizada, com materiais atualizados e aplicações práticas. Dessa maneira, você não só vai aprender, mas também vai saber aplicar no seu dia a dia. 

Na nossa instituição, por exemplo, contamos com todos esses fatores, para você ter liberdade na escolha do seu curso e após investir, ter uma experiência agradável durante todo o percurso.

Portanto, agora que você chegou no final desse conteúdo está pronto para escolher o seu curso ideal. Aproveite e acesse o nosso site para conhecer tanto os nossos cursos de pós-graduação ou curso de capacitação!