A procura pelo primeiro emprego costuma ser uma época de muitos desafios e dúvidas para quem está iniciando uma carreira. Se você está vivendo este momento, continue lendo porque no texto de hoje vamos dar 8 dicas para que você conquiste o seu primeiro emprego na indústria de alimentos.

O mercado

O mercado de trabalho na indústria de alimentos é muito promissor e oferece várias oportunidades. Desde que sejam respeitadas as suas competências e limitações, vários profissionais estão aptos para trabalhar no segmento alimentício, tais como médicos-veterinários, engenheiros de alimentos, cientistas de alimentos, nutricionistas, etc.

Por isso, conseguir o primeiro emprego não é fácil: a concorrência acirrada e a falta de experiência são os principais obstáculos na conquista de uma vaga. 

Os desafios podem parecer muitos e te deixar assustado, mas, se você seguir estas dicas, certamente estará mais preparado para garantir aquela vaga dos seus sonhos e dar início a uma longa e bem-sucedida carreira profissional!

As dicas

1. Formule um bom currículo

É importante que o candidato não tenha medo de assumir que tem pouca experiência. 

O currículo deve refletir o que é pedido na vaga e jamais conter informações falsas! O ideal é que seja objetivo e tenha no máximo uma ou duas páginas. 

Deixe as suas informações pessoais (nome, endereço, telefone e e-mail, idade e estado civil) atualizadas e de forma clara. Ademais, fique atento aos erros de português, que podem causar má impressão.

Além disso, é interessante que você peça para um parente (ou um amigo) para revisar o seu currículo para você e sugerir melhorias.

2. Conte com as pessoas que você conhece

Na indústria de alimentos, a indicação pode ter um grande papel na hora de conseguir um emprego. Por isso, é fundamental investir em network

Você pode começar a montar sua rede de relacionamentos logo na faculdade, com professores e colegas. E não deixe de comentar com todas as pessoas que você conhece que está procurando uma oportunidade, pois elas podem te ajudar!

3. Utilize a internet a seu favor

Atualmente existem várias ferramentas on-line que podem ajudar muito na procura de um emprego. Você pode utilizar sites para te ajudar a formatar o currículo, também pode se cadastrar e criar um alerta em sites de anúncios de vagas e até criar um perfil em redes sociais específicas.

Use tudo o que estiver disponível a seu favor!

4. Capacite-se

É muito importante que você se mantenha ativo enquanto procura uma colocação no mercado de trabalho. Procure fazer cursos da área de alimentos, para aprimorar os seus conhecimentos. O IFOPE possui cursos de capacitação e de pós-graduação de excelente qualidade na modalidade EAD, isto é, você tem a facilidade de assistir às aulas à distância, onde e quando quiser.

Especialização que destaca no mercado

Além disso, também é recomendado que você aprenda pelo menos mais um idioma e/ou faça um trabalho voluntário. 

Todas essas coisas farão diferença no seu currículo!

5. Invista em autoconhecimento

Durante o processo seletivo, muitas vezes os entrevistadores perguntam: “quais são os seus defeitos”? E, para impressionar, a maioria das pessoas acaba dando aquelas respostas clichê, do tipo: “sou perfeccionista”, “sou exigente”, ou “trabalho demais”, e acaba se dando mal.

Não se esqueça que o entrevistador é um especialista em recrutamento de pessoas, e sabe que, na verdade, essas respostas costumam ser muito vagas e demonstram pouco autoconhecimento.

Portanto, investir em ferramentas de autoconhecimento, como, por exemplo, o eneagrama ou desenvolver um hobby, irá permitir que você descubra quais são os seus traços de personalidade mais marcantes, seus pontos fortes e fracos e também o seu estilo de trabalho. 

Dessa forma, ter autoconhecimento irá permitir que você tenha mais confiança ao falar sobre si mesmo durante as entrevistas, pois ajudará a melhorar o seu controle emocional e também irá possibilitar a busca por mudanças, com a finalidade de aprimorar os seus pontos fracos e aperfeiçoar os seus pontos fortes.

6. Prepare-se para a entrevista de emprego

É comum, ao conseguir finalmente ser chamado para uma entrevista, que o candidato fique nervoso e comece a criar expectativas. Para obter sucesso nessa etapa, é necessário estar preparado e saber controlar a ansiedade.

A principal dica é: pesquise sobre a empresa. Procure conhecer a sua história, os seus valores e resultados e vista-se de acordo com o ambiente (empresas mais formais exigem uma vestimenta mais séria, por exemplo). 

Evite perguntar sobre os salários e benefícios. Deixe essas informações para quando você avançar no processo seletivo e, de preferência, espere que o próprio recrutador comente a respeito.

Evite também o uso de gírias, procure deixar claro quais são as suas habilidades e os seus planos para o futuro e, por último, mas não menos importante, demonstre confiança.

7. Não desperdice as oportunidades

As primeiras oportunidades que poderão aparecer nem sempre serão o emprego dos seus sonhos. Tenha em mente que pessoas de sucesso, na maioria das vezes, começaram suas carreiras ocupando cargos mais baixos. 

As vagas temporárias, as vagas de estágios e os programas de trainee são exemplos de boas oportunidades para criar experiência e mostrar todo o seu potencial aos empregadores.

Saia da sua zona de conforto e aproveite para destacar as suas qualidades, pois nem sempre a falta de experiência profissional é uma barreira na conquista do primeiro emprego na indústria de alimentos, já que muitas empresas preferem profissionais que nunca tenham trabalhado na área, pois podem moldá-los de acordo com os seus interesses e o perfil da vaga. 

8. Seja persistente

Um dos segredos para se dar bem no mercado de trabalho é nunca desistir. Leve em consideração que você vai precisar bater em muitas portas e, consequentemente, deve ter paciência. 

Durante o seu percurso em busca do primeiro emprego na indústria de alimentos, com certeza você vai ouvir alguns “nãos”, vai ser rejeitado em alguns processos seletivos e às vezes nem sequer será chamado para a entrevista. Portanto, não se deixe abater por isso e lembre-se que todo profissional bem-sucedido já passou por algo similar em algum momento da carreira.

Dica bônus!

Essas 8 dicas que trouxemos no texto de hoje com certeza vão te ajudar a vencer este primeiro e importante desafio da vida profissional. Mas além dessas 8 dicas para conquistar o primeiro emprego na indústria de alimentos, separamos uma dica bônus.

E a dica bônus é: mantenha-se frequentemente atualizado, leia sempre sobre os assuntos relacionados à indústria de alimentos. E você vai encontrar muita informação aqui no Blog do IFOPE!

Leia também: Crescimento da Indústria de Alimentos: Impacto na Economia e na Geração De Empregos

Além disso, saiba que todos certamente encontrarão o seu espaço! Boa sorte!

Autoria da redatora do Ifope
Larissa Iyomasa